> Esotérico  > Monica Buonfiglio


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Monica Buonfiglio
COLUNA DA MONICA
23 de abril de 2001
Kundalini

Veja também:
Monica Buonfiglio
Coluna da Monica
» Todas as colunas
Perfil
» Fale com Monica
» Quem é Monica

A palavra kundalini, bastante usada nos estudos esotéricos, não é novidade para a maioria das pessoas. Para aqueles que não sabem, kundalini é a nossa energia espiritual, nossa energia interior. A raiz "Kunda" significa lago. E o que temos em um lago? Água, que na alquimia é o "símbolo" da intuição.

Os tântricos, por sua vez, chamam essa energia espiritual de kundalini shakti, ou o poder da mulher interior, que é comparada à forma de uma serpente enrolada, de com três voltas e meia. É uma energia latente, que atua sempre de forma positiva.

A kundalini de qualquer pessoa está localizada acima do cóccix, no fim da coluna vertebral. Enquanto ela está adormecida, a alma individual, chamada jiva, é limitada, e o verdadeiro caminho ou conhecimento espiritual não se desenvolve.

Uma chave para abrir as portas à atuação da kundalini pode ser a religião ou um novo estudo que lhe seja interessante. Os yogues passam anos preparando-se para o despertar desta energia. Nas mulheres, acredito que isto ocorra de forma espontânea e natural.

O primeiro passo para que sua kundalini seja despertada é estar bem fisicamente. O segundo é dar atenção à sua dieta alimentar, evitando a ingestão de carne vermelha, dando preferência à carne branco. O terceiro é procurar estar sempre em movimento, evitando ficar ocioso o tempo todo. Mexa-se da forma que mais lhe agradar! O gosto pela dança, por exemplo, é bastante recomendado.

Você pode estar se perguntando: "Como posso saber se estou preparada para a ascensão desta energia espiritual?". Você a sente como uma emoção interior, um fogo de viver, independente da idade que possui. Se é sensível ou tem dons mediúnicos, com certeza está usando de forma correta esta energia.

Durante sua jornada de ascendência, ela passa pelos centros sutis do corpo humano, chamados chackras, que acabam funcionando como transformadores. Ela começa no cóccix, sobe através da coluna vertebral, passando pelo segundo chackra, onde estão rins, fígado, baço, intestinos, útero e ovários. Depois, atinge o terceiro chackra, onde se localiza o estômago; o quarto chackra, o coração; o quinto, a garganta; o sexto, a terceira visão (intercílios); e, finalmente, o sétimo chackra, na moleira, no centro da cabeça. Para equilibrar e alinhar estes centros de energia, podemos nos utilizar de sons ou mantras. Vamos aos exemplos:

OM LAM: sexo

OM VAM: supra renal

OM RAM: instinto(umbigo)

OM YAM: coração

OM HAM: garganta

OM: finalizando

Por que não faz uma experiência? Ao se levantar, durante o banho ou quando terminar uma oração, faça uma vez, estendendo o final OM. Coloque a língua no céu da boca para receber o néctar "soma" da sabedoria.

Os textos orientais declaram que estes mantras eliminam os resquícios kármicos que podem estar contidos em nossa aura. Esta cultura não foi inventada recentemente. Ela existe e é praticada pelos orientais há milhares de anos.

Dê vida a esta energia maravilhosa, chamada kundalini.

Monica Buonfiglio