> Esotérico  > Monica Buonfiglio


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Coluna da Monica

Música
23 de outubro de 2002

Colunas anteriores
Fale com a Monica

Música é a arte de coordenar fenômenos acústicos para produzir efeitos estéticos. Como todas as artes, a música faz parte da Humanidade. Para os gregos, os inventores da música foram Apolo, Cadmo, Orfeu e Anfião. No Egito, consagra-se à Toth ou a Osíris. Mas, os historiadores concedem a Pitágoras a invenção de um monocórdio para determinar matematicamente as relações dos sons. Em 540 a. C., Lassus, o mestre de Píndaro, foi o primeiro a escrever uma teoria sobre a música.

A tradição cristã reteve grande parte do simbolismo pitagórico da música transmitido por Santo Agostinho, um estudioso sobre temas angélicos. Ele explicava que o som influenciava o mundo dos anjos, ou seja, era uma expressão natural e completa para contatar seu anjo da guarda. Por ser uma ativação poderosa, a música é capaz de alterar nossa percepção; esta relação entre música e consciência é conhecida desde os tempos mais remotos.

Os magos da Antigüidade, ensinavam que a emissão do som possui um potencial de transformação muito poderoso. A música clássica e melodiosa, inspira sentimentos doces e amáveis. Já os ritmos mais exaltados, intoxicam o corpo sutil ou áurico. Um teólogo chamado Kircher, associou as notas musicais às categorias angelicais. Segundo ele, o Dó, aciona os Anjos e Arcanjos; Ré, os Principados; Mi, a qualidade Virtudes; Fá, Potências; Sol, os Domínios; Lá, os Tronos; Si, os Querubins, e ao conjunto das notas que formam a melodia, os Serafins.

Todas as cores emanam de uma cor primordial (Deus), que se dividem em sete cores correspondentes às sete notas musicais:
Si: branco ou violeta
Lá: índigo ou amarelo
Sol: azul ou índigo com púrpura
Fá: verde ou preto
Mi: amarelo creme
Ré: vermelho ou laranja
Dó: vermelho ou rosa prateado

A música é um eco do impulso da criação divina. Para aproveitar toda sua magia, siga algumas regras: seja seletivo com as músicas que você escuta; ouça-as em casa; evite músicas em alto volume; adquira o gosto pelo canto e se desejar, utilize-as na meditação.

Monica Buonfiglio