> Esotérico  > Monica Buonfiglio


  Capa
  Anjos
  Horóscopo
  Horóscopo Chinês
  Monica Buonfiglio
   Coluna semanal
   Quem é Monica?
  Oráculos
Sites relacionados
Fada Morgana
Planeta na Web
Porto do Céu
Vidanova
Boletim
Receba, de graça, as novidades de Esotérico em seu email
Coluna da Monica

Carnaval
21 de fevereiro de 2001
Colunas anteriores

A festa do carnaval, acontece há muito tempo, e anteriormente era chamada de Lupercais, Saturnais, Jogos Florais e Entrudos. Há mais de vinte séculos celebravam-se as Saturnalias entre 16 à 18 de dezembro na Europa. Segundo a tradição, Saturno era filho de Urano e Gaia. A pedido da mãe, castrou o pai e ocupou o lugar paterno no trono do Universo. Por isso, foi expulso por Olimpo, passando a viver na Terra. Em troca da hospitalidade dos humanos, ensinou-os as técnicas da agricultura.

Nas festas consagradas à Saturno, os escravos vestiam roupas dos homens livres, para fazendo de conta, que mandavam nos seus senhores. Tudo era permitido. A festa chamava-se Triduum.

Entre os cristãos, este período de festividade chamava-se "Carnaval" e ficou conhecida na Idade Média. A celebração começava no dia de Reis - realizada em 6 de janeiro, conhecido como Epifania, estendendo-se até a Quarta-feira de Cinzas.

Em Portugal, o Carnaval chegou no começo do século XX e seu nome era Entrudo, que significava "entrada, início". A diversão do Carnaval português, incluía atingir as pessoas com laranjas, ovos, além de atirar baldes de água sobre elas. Todos se igualavam: os pobres molhavam os ricos e vice-versa.

Mas nada se compara com o carnaval do Brasil, talvez o mais conhecido do mundo. O samba, ou seja, uma dança cantada de origem africana com compasso binário foi herdeira do batuque angolano. Ganhou mais criatividade no Brasil nos morros do Rio de Janeiro.

Em linhas gerais, o Carnaval representa um limite simbólico onde tudo é permitido, uma espécie de "morte" das impurezas, e do nascimento de outra vida. Sua celebração acontece sempre quarenta dias antes da Páscoa, com a duração de aproximadamente cinco dias, com início na Sexta-feira, terminando na Quarta-feira de Cinzas ao meio-dia.

Acredita-se, portanto, que o Carnaval possui uma grande energia. Considera-se este momento do ano ideal para purificar-se de todas as vibrações negativas que nos rodeiam, funcionando como um escudo energético. Para se obter sucesso nesta proteção, é aconselhável participar das festas populares. No entanto, há quem prefira neste período, desfrutar de um descanso ou optar pelos encontros realizados pela igreja católica ou outras seitas religiosas para a prática da meditação e purificação do corpo e da alma.

Monica Buonfiglio