> Esotérico  > Monica Buonfiglio


  Capa
  Anjos
  Horóscopo
  Horóscopo Chinês
  Monica Buonfiglio
   Coluna semanal
   Vídeos esotéricos
   Quem é Monica?
  Oráculos
  Salmos
  Vídeos e especiais
Sites relacionados
Fada Morgana
Planeta na Web
Porto do Céu
Vidanova
Boletim
Receba, de graça, as novidades de Esotérico em seu email
Coluna da Monica

A alquimia homeopática
20 de novembro de 2002

Colunas anteriores
Fale com a Monica

A Homeopatia é um sistema terapêutico baseado na máxima latina: similia similibus curantur - ou seja; "semelhantes curam-se com semelhantes". Introduzido pelo médico alemão Samuel Christian Friedrich Hahnemann (1775-1843), utilizou muitas informações de médicos antigos, inclusive de Hipócrates e Paracelso.

Quando o Dr. Samuel Christian começou a diluir em água e álcool determinados elementos dos reinos animal, vegetal e mineral e a prescrever como remédio, desejava encontrar uma solução para os efeitos colaterais provocados por algumas fórmulas químicas. Por causa desta singularidade, a alquimia homeopática assume um caráter extremamente importante: ela se torna capaz de restabelecer o equilíbrio do organismo como um todo, em vez de intervir apenas nos processos da doença.

O princípio fundamental da Homeopatia consiste no emprego de agentes específicos capazes de promover nos organismos sadios sintomas análogos aos da enfermidade que se deseja curar. Hoje, reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Médica Brasileira, comporta-se diferentemente de outras especialidades da medicina.

O que significa a lei da semelhança? É a capacidade que uma substância tem de curar num organismo doente os mesmos sintomas que ela provoca num organismo são. Tomemos um exemplo de um remédio chamado Apis Melífica, que nada mais é do que uma abelha inteira macerada e dinamizada pela ligação água e álcool. Se a picada da abelha tem a capacidade de provocar uma reação tão tóxica ao organismo, da mesma forma, ela pode servir como uma espécie de antídoto para patologias semelhantes. O mesmo se dá para o Arsenicum Nalbum, cuja substância básica é um veneno do reino mineral. Preparado pela Homeopatia, ela é extremamente útil nos processos gástricos, desequilíbrios de temperatura, distúrbios psíquicos e temores.

Cada pessoa é considerada pelo homeopata, um universo particular, a busca do similimum; por isso, a prescrição deriva de uma longa observação e experimentação. Consagrada e procurada por muitas pessoas, representa a medicina da Nova Era. Infelizmente, ainda existem aqueles que não vêem seus benefícios. Se você teve oportunidade de tomar um remédio homeopata e não sentiu melhoras, na verdade, o erro deve recair na prescrição inadequada, fundamental em qualquer circunstância.

Para concluir, o Instituto Americano de Homeopatia deu a seguinte resolução sobre os terapeutas que utilizam-se da Homeopatia: "O médico homeopata é aquele que reúne aos seus conhecimentos médicos uma pesquisa especial sobre terapêutica homeopata. Tudo o que diz respeito ao grande campo da ciência médica lhe pertence por tradição, por herança e por direito". Acredita-se que sua popularização através de livros e revistas especializadas, facilite o entendimento do leigo e aumente o interesse pela Homeopatia.

Monica Buonfiglio