> Esotérico  > Monica Buonfiglio


  Capa
  Anjos
  Horóscopo
  Horóscopo Chinês
  Monica Buonfiglio
   Coluna semanal
   Quem é Monica?
  Oráculos
Sites relacionados
Fada Morgana
Planeta na Web
Porto do Céu
Vidanova
Boletim
Receba, de graça, as novidades de Esotérico em seu email
Coluna da Monica

Natal
19 de dezembro de 2001
Colunas anteriores

O Natal é a festa do nascimento de Cristo. Contudo, a data real deste acontecimento fundamental para a cronologia do Ocidente, - pois o nascimento de Cristo marca o ano 1 da nossa história -, não foi ainda satisfatoriamente reconhecida.

Por isto, nos primeiros séculos, o Natal cristão era comemorado ora a 6 de janeiro, ora a 25 de março, e em alguns lugares a 25 de dezembro. O dia 25 de dezembro aparece pela primeira vez no calendário de Philocalus (354). No ano 245, o teólogo Orígenes repudiava a idéia de se festejar o nascimento de Cristo "como se fosse ele um faraó".

A data atual foi fixada no ano de 440, a fim de cristianizar grandes festas pagãs realizadas neste dia: a festa mitraica (religião persa que rivalizava com o Cristianismo nos primeiros séculos), que celebrava o Natalis invicti Solis (Nascimento do Vitorioso Sol) e várias outras festividades decorrentes do solstício do inverno, como a Saturnália em Roma e os cultos solares entre os celtas e os germânicos.

A idéia central das missas de Natal revelam claramente esta origem: as noites eram mais longas e frias, pelo que, em todos estes ritos, se ofereciam sacrifícios propiciatórios e se suplicava pelo retorno da luz. A liturgia Natalina retoma esta idéia e identifica Cristo com a verdadeira luz do mundo.

A árvore de Natal é de origem germânica, datando do tempo de S. Bonifácio. Foi adotada para substituir os sacrifícios ao carvalho sagrado de Odin, adorando-se uma árvore, em homenagem ao Deus-menino. O presépio foi introduzido no séc. XIII, por S. Francisco de Assis. Nas colônias inglesas dos EUA, os primeiros puritanos lá chegados suprimiram as festividades do dia de Natal, substituindo-as por um dia de jejum. Os imigrantes holandeses, chegados depois, ressuscitaram os festejos natalinos.

No Brasil, é a celebração que mais profundamente está enraizada no sentimento nacional, sugerindo riquíssimo material poético e folclórico, com bases na religiosidade. Cognominada simplesmente, no interior brasileiro, de noite de festa, seu ponto alto é a "Missa do Galo", celebrada à meia-noite.

Clique aqui para fazer a SIMPATIA DE NATAL

Monica Buonfiglio