> Esotérico  > Monica Buonfiglio


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Coluna da Monica

Nossa Senhora de Guadalupe
19 de junho de 2002

Colunas anteriores

A história que trataremos aqui é a do milagre que ocorreu com a imagem da Virgem de Guadalupe entre 1545 e 1550.

Na madrugada de um sábado, um índio chamado Juan Diego estava perto da colina de Tepeyácac, quando ouviu uma voz que o chamava: "Juanito, Juan Diego!". Juan subiu até o cume da montanha e avistou uma senhora; ele ficou maravilhado com a sua altura sobre-humana.

A Virgem disse-lhe: "Fica bem entendido, tu, o menor dos meus filhos, que sou a Virgem Santa Maria (...). Desejo que se erga aqui um templo consagrado a Nossa Senhora de Guadalupe. (...). Vai até o palácio do bispo do México e diga como te ordeno para manifestar-lhe o que muito desejo". Imediatamente, Juan Diego foi cumprir a vontade da Virgem, indo ao palácio do bispo Juan de Zumárraga.

Por duas vezes o bispo não lhe deu atenção, mandando-o embora. Juan Diego voltou ao alto da colina e relatou à Nossa Senhora o que havia ocorrido. Na sua terceira aparição a Virgem disse-lhe: "Está bem, meu filho. Voltarás aqui amanhã para levar ao bispo um sinal. Com isto ele acreditará". No dia seguinte, a Senhora ordenou-lhe que subisse até o alto da colina e colhesse as diferentes flores que haviam no local, trazendo-as até a sua presença. Nossa Senhora envolveu as flores na manta do índio e ordenou-lhe: "Estas rosas representam a prova que o bispo deseja. Somente diante dele abre o teu manto e mostra o que levas".

Juan Diego partiu, e, lá chegando, ajoelhou-se em sinal de respeito ao sacerdote. Relatou tudo conforme a Virgem Maria lhe tinha ordenado.
Em seguida, abriu a túnica; as flores transformaram-se na imagem da Virgem Maria! A impressão da Senhora no tecido se registrou no momento em que as flores caíram diante do bispo e das demais pessoas. Quando todos viram a imagem, caíram de joelhos, louvando-a.

Assim, a primeira ermida foi construída pelos próprios índios abrigando a imagem até 1557. Uma segunda e humilde ermida acolheu a imagem até 1622, quando se construiu o primeiro templo propriamente dito. Segundo o investigador e escritor J. J. Benítez, a Virgem se encontrava naquele pátio onde se deu o chamado "milagre das rosas". Ninguém teria dado conta da presença da Virgem pela simples razão de que ela estava invisível aos olhos humanos. A imagem foi analisada por cientistas da Nasa, que chegaram à conclusão de que "os corantes da imagem não pertencem ao mundo terreno, contendo alto grau de radiação visível. Além disso, não existem pinceladas, algo desconhecido na história da pintura".

Em 1957, o oftalmologista A. Jaime Palácios afirmava: "No olho direito da Virgem de Guadalupe, existe a figura de um rosto de homem. Trata-se de Juan González, o tradutor entre o índio Juan e o bispo; ao lado, acham-se mais duas figuras menores, na mesma posição. Um pouco atrás da primeira figura, está a cabeça do índio Juan Diego. Sua fronte é ampla e existe a possibilidade de que a tivesse raspado, conforme costumavam alguns índios da cultura mexicana pré-hispânica. Verifica-se uma mulher, com rosto de traços negróides. Refere-se a uma escrava negra, de nome Maria, que havia servido o bispo no México. Tem-se a sensação de estar vendo um olho in vivo. Realmente não se pode pensar em nada senão em algo sobre-humano".

A aparição da Virgem de Guadalupe é, sem dúvida, uma das mais preciosas manifestações de fé. Apesar da imagem estar estampada no manto há mais de 450 anos, ainda se conserva tão fresca como no dia em que foi feita. Nossa Senhora de Guadalupe é a padroeira da América Latina e sua festa é comemorada no dia 12 de dezembro.

Oração a Nossa Senhora de Guadalupe

Perfeita, sempre Virgem Santa Maria,
Mãe do Verdadeiro Deus,
Por quem se vive.

Tu, que na verdade
És nossa Mãe Compassiva,
Te buscamos e te clamamos.

Escuta com piedade
Nosso pranto e nossas tristezas.
Cura nossas penas,
Nossas misérias e dores.

Tu que és nossa doce e amorosa Mãe,
Acolhe-nos no aconchego do teu manto
E no carinho de teus braços.

Peço, Nossa Senhora de Guadalupe,
Que nada nos aflija
nem perturbe nosso coração.

Mostra-nos e manifesta-nos
A teu amado Filho,
Para que Nele
E com Ele encontremos
Nossa salvação
E a salvação do mundo.

Santíssima Virgem Maria de Guadalupe,
Faze-nos mensageiros teus,
Mensageiros da Palavra
E da vontade de Deus.
Amém.

Monica Buonfiglio