> Esotérico  > Monica Buonfiglio


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Monica Buonfiglio
COLUNA DA MONICA
18 de dezembro de 2002
Todos nós somos intuitivos?

Veja também:
Monica Buonfiglio
Coluna da Monica
» Todas as colunas
Perfil
» Fale com Monica
» Quem é Monica

Derivada do latim intueri, significa "considerar", "ver interiormente" ou "a faculdade de conhecer diretamente, sem o uso de processos racionais". No dia-a-dia, a intuição surge como um processo espontâneo e imediato, ou seja, usamos para alguma coisa mas "não sabemos como sabemos". Não requer o uso da razão, lógica e análise. Ela acontece baseada na matéria-prima da informação, possível de ser acessada por qualquer pessoa.

Quem é intuitivo? Todos nós somos intuitivos. Alguns, são mais do que os outros. Esta diferença pode ser explicada por experiências. Se adquirimos fluência numa área específica, ficamos livres para deixar nossa intuição se manifestar. Um dos fatores para isto é a confiança em nossa voz interior.

Existem dois tipos de intuição: a primeira refere-se a quantidade - quem a tem, pode ser simplesmente um "chutador". Por isso, as intuições estão relacionadas sempre com catástrofes, já que as formas-pensamento atuam lentamente no corpo inferior (observe que as intuições são muito parecidas).

O segundo tipo de intuição está associada à qualidade - dotada de validade e precisão, além da consistência. A pessoa tem uma abertura para explorar em maior profundidade algumas imagens que vem à mente e rejeitar as informações que não são relevantes. As mulheres são mais intuitivas. As pesquisas revelam que os homens tem um resultado mais favorável em testes de visualização espacial (visualizar um caminho para chegar ao destino, labirintos etc.) e no raciocínio matemático, especialmente a geometria.

O sexo feminino processa as informações mais rápido, é melhor para entender informações não verbais e é ótimo na leitura das expressões faciais, além de ser mais sensível nas variações de som e odor. Portanto, as mulheres são mais receptivas ao material periférico, enquanto os homens, tem criado um estilo de pensamento racional e quantitativo.

As mulheres treinam a intuição desde cedo para saber se uma determinada pessoa é sincera ou se está escondendo alguma coisa. Como mãe, precisa sentir se alguém está doente, amedrontado, preocupado ou zangado. Os homens, são treinados à tratar com objetos mecânicos e símbolos matemáticos.

Quando alguém oferece algo para vender, a mulher vê intuitivamente o que isto representa emocionalmente, enquanto o homem, calcula quanto este objeto custa. Somente a prática nos leva à perfeita intuição. A curiosidade, considerada "sagrada", também atrai a intuição. Para obtermos uma boa intuição, é importante:

a) Eliminar a fadiga: desejar ter intuição, significa distanciar-se do trabalho sufocante, e desta forma reviver a mente cansada para estar mais receptivo aos impulsos intuitivos.
b) Reduzir a tensão: a tensão está muito próxima da ansiedade. É antagônico à intuição.
c) Quebrar a tendência: significa dar abertura para que a intuição manifeste-se. Ser conservador, é sem dúvida, um obstáculo para a criatividade e a intuição.

Assim, estudiosos e cientistas deveriam acelerar seus esforços para compreender a mente intuitiva com mais profundidade. Se formos bem sucedidos, o mundo será mais seguro para todos nós.

Monica Buonfiglio