> Esotérico  > Monica Buonfiglio


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Coluna da Monica

A face de Marte
17 de julho de 2002

Colunas anteriores
Fale com a Monica

O planeta Marte sempre gerou polêmica no mapeamento da sua superfície. O ponto de discórdia entre cientistas e espiritualistas chama-se "a face de Marte", situada na planície de Cydonia e Mensal. Quando a imagem foi divulgada na década de setenta pelas sondas americanas Viking I e II, criou-se todo o tipo de especulação. Poderia ser uma construção feita por extraterrestres? Ou fruto apenas de uma ilusão de ótica?

A face é gigantesca: três quilômetros de comprimento, dois quilômetros de largura e quatrocentos metros de altura. É possível notar detalhes como a boca e uma espécie de ornamento na cabeça. Quando os pesquisadores Vince DiPietro e Greg Melenaar, estudaram a foto, encontraram a sudoeste da face uma grande pirâmide de cinco lados, e nomearam-na de "Pirâmide D & M". Essa construção foi realizada segundo o alinhamento celeste. Além disso, os ângulos entre elas apontam para constantes matemáticas como o número "pi".

Para os místicos, é uma obra de extraterrestres, sendo a face esculpida por uma civilização inteligente; uma espécie de portal mágico.
Para o escritor Zecharia Sitchin, a face teria sido construída em épocas remotas. Ele relata que, no planeta Marte, havia vida inteligente, capaz de executar obras megalíticas. Em determinadas épocas do ano, é possível notar que a face está simetricamente direcionada para a pirâmide de Gizé, no Egito.

Os antigos textos atribuem a pirâmide de Gizé funções de comunicação; a esfinge está posicionada de modo que seu olhar está precisamente alinhado com o paralelo 30 e a face de Marte.
Seria apenas uma mera coincidência?

Para aumentar o mistério do planeta vermelho, os astrônomos estudam uma construção nomeada "Cidade dos Incas", localizada na região sul do planeta. "A Cidade", tem uma série de muralhas em degraus feitas de segmentos quadrados ou retangulares. John McCauley, geólogo da Nasa, comentou sobre a similaridade com os muros que existem ainda hoje na cidade de Lima, no Peru.

Em 1998, a sonda Mars Global Surveyor visualizou a face: "Não passa de uma montanha que sofreu uma erosão de fortes ventos marcianos; uma ilusão criada a partir da combinação de luz e sombra sobre as rochas naturais". Disse o cientista-chefe da Surveyor, Arden L. Albee. Mesmo com a tese de que a face não passa de uma ilusão desenhada nas rochas, Marte continua um mistério desafiador para toda a humanidade.

Monica Buonfiglio