> Esotérico  > Monica Buonfiglio


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Coluna da Monica

Vikings
15 de maio de 2002

Colunas anteriores
Fale com a Monica

Em 793 d.C., grandes guerreiros avermelhados invadiram a Inglaterra: eram conhecidos como "Vikings". Ninguém sabe ao certo o significado dessa palavra, embora alguns a definam como "guerreiro armado". Presume-se ainda que tenha origem na palavra irlandesa vik, que significa "regato", ou na palavra anglo-saxônica wic, "acampamento".

Esses guerreiros vinham da região européia onde situam-se a Noruega, a Dinamarca e a Suécia. Tinham em comum a língua, o modo de vida e a religião nórdica. Usavam as Runas como forma de adivinhação. Motivados pela necessidade do comércio e expansão de terras, atacaram a Europa em sucessivas invasões, que se prolongaram de 800 a 1.000 d.C.. Conquistaram, fundaram e colonizaram povoados, revitalizando o comércio.

A sociedade viking era dividida em: pequenos reis - homens ricos (governantes) -, proprietários de terra, lavradores e escravos. Em suas terras cultivavam a cevada, a aveia e o centeio. Os Vikings eram hábeis caçadores e pescadores. Não se preocupavam com a escassez de alimento, pois produziam sempre o necessário. Suas casas eram feitas de madeira e revestidas de barro; o telhado normalmente era coberto de palha, e o chão forrado de junco.

Devido ao crescimento da população, escolheram um rei regional, que iniciou sua ascensão durante a década de 870 d. C.. O sistema governamental era orientado pelo Thing, ou "Assembléia Geral", que legislava sobre a vida diária e política desse povo. Quando a questão era levada ao Thing e o acusado declarado culpado, a sentença era severa. Dependendo do crime, o pagamento era feito com a própria vida, através de enforcamento ou o banimento permanente.

A mulher viking possuía um importante papel na sociedade. Apesar da responsabilidade sobre as tarefas da casa, fiava, tecia e cuidava das crianças. Quando o marido estava fora, era ela que tomava conta de sua propriedade, defendendo-a de qualquer ataque. Apesar da fama de bárbaros, os Vikings foram grandes comerciantes, aumentaram cidades e criaram a primeira assembléia da Europa.

Também eram grandes artistas, trabalhando com a madeira, o marfim e o chifre. Tinham a habilidade na construção de barcos, o que lhes permitia viajar com segurança. Os ataques Vikings tiveram fim por volta de 1066, passando a levar uma vida mais tranqüila, sem tantas lutas, dedicando-se à agricultura e ao artesanato. Com o advento do Cristianismo, o modo de vida dos Vikings sofreu uma profunda transformação, terminando sua fase áurea de conquistas.

Monica Buonfiglio