> Esotérico  > Monica Buonfiglio


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Coluna da Monica

Possuir um aquário em casa é bom?
14 de agosto de 2002

Colunas anteriores
Fale com a Monica

O aquário é um local onde se exibem peixes e outras espécies aquáticas contendo água doce ou salgada. É um objeto de adorno e suas dimensões variam dependendo do que se deseja colocar nele. Desta forma, os peixes vivem como se estivessem em seu ambiente natural. Antes de enchê-lo d'água, é importante colocar no fundo, uma camada de areia fina, sobre a qual se colocam algumas pedras pequenas. Deve-se sempre usar água limpa e tomar o cuidado para que exista boa ventilação e oxigênio.

Sabemos que o oxigênio começa a faltar quando os peixes sobem à superfície, abrindo muito a boca. Não tampe totalmente o aquário; é conveniente manter a água em contato com o ar, para que este seja sempre renovado. Algumas plantas são indicadas para enriquecer o oxigênio da água. Quando não há renovação da água limpa, esta tende a turvar-se e criar um bolor verde. É bom ter uns caracóis de água doce no aquário para eliminar resíduos.

Diz a crença popular que: ter um aquário em casa dá azar. Gostaria de explicar que não existe fundamento nesta informação. Na verdade, a água representa a alma nos estudos alquimistas e como tal, deve estar sempre limpa. O aquário tem uma ligação direta com quem adquiriu-o. Portanto, se a água começou a escurecer, por falta de tempo para limpá-lo, isto pode refletir indisciplina.

A alimentação dos peixes de aquário é muito importante. Em geral é constituída de moscas, minhocas ou larvas de mosquitos, mas é aconselhável adquirir os alimentos granulados. Geralmente a água escurece pelos resíduos da ração. Isto acontece porque você pode estar colocando mais alimento do que os peixes consomem, refletindo o que provavelmente está fazendo com a alimentação na sua casa. Se o correto é alimentar os peixes uma vez ao dia, porque insistir em alimentá-los mais de uma vez? Disciplina é fundamental em tudo.

Na casa de famílias orientais, geralmente existe um lago, com carpas e a água é cristalina. Eles conseguem isto primeiramente com amor e depois com disciplina. No Japão, uma das maiores potências mundiais, observamos um cuidado todo especial com o aquário e os peixes, porque desde cedo, aprendem que simbolizam a fartura e a prosperidade para a vida inteira.

Se você não tiver cuidado com seu aquário, pode estar acontecendo o mesmo com seus bens materiais. Existe uma lenda chamada "a demanda do Santo Graal": o cálice de José de Arimatéia com o sangue de Jesus estava desaparecido e a salvação do reino de Artur na Inglaterra dependia de encontrá-lo. O cálice foi descoberto pelo mais ingênuo de todos os cavaleiros, Parsival, seguindo os conselhos de um pescador chamado Anfortas, para que conservasse sempre sua alma limpa da mesma maneira que o sábio pescador cuidava do lago "mágico". Portanto, cuide bem do seu aquário pois simbolizará que estará fazendo o mesmo com sua alma.

Monica Buonfiglio