> Esotérico  > Monica Buonfiglio


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Coluna da Monica

Marcas Circulares
12 de junho de 2002

Colunas anteriores
Fale com a Monica

 
Foto: Edson Caetano
Marcas no sítio de "Seu Jacó"rcas Ci
O Enigma dos Círculos
Marca chamada de "círculo alado"

Misteriosas marcas circulares aparecem em todo o mundo, com mais freqüência desde 1980, especialmente na Inglaterra.

Círculos mágicos foram citados no Livro de Noé, que faz parte do famoso pergaminho encontrado no Mar Morto. Estes desenhos estão presentes em relatos da literatura medieval e ainda hoje, encontram-se em gravuras rupestres antiquíssimas, na região de Stonehenge, Inglaterra.

Muitos buscam explicações para o chamado "efeito dos círculos", ou seja, a aparição de marcas circulares, nas plantações de grãos. Os círculos tementre dez a quarenta metros de diâmetro e surgem de um dia para outro, como que furtivamente, especialmente nas plantações de trigo, espinafre, alfafa e milho. O efeito torna a plantação achatada ou sutilmente envergada. O mais interessante é que
os caules não são rompidos, ficando
deitados no sentido horário, continuando a crescer nessa posição.

O laboratório BTL em Cambridge, nos Estados Unidos, recolheu amostras dos grãos de trigo nos locais e através de várias análises verificou as alterações moleculares: os brotos cresceram mais rápido, e a aparência da planta mostrou-se diferente da original.

O pesquisador Colin Andrews, autor do livro Evidência Circular, investigou o fenômeno, catalogando seiscentos desenhos. Certa ocasião, ele ficou de vigília numa plantação, para tentar descobrir algo sobrenatural. Porém, misteriosamente na manhã seguinte, novos círculos foram encontrados nas mediações sem que ele, durante a vigília, nada tivesse notado, como ruídos, movimentos, ou qualquer presença de pessoas ou animais no local.

Estes desenhos seriam feitos por Ovnis como uma maneira de comunicação e nós, não estamos conseguindo decifrá-los? Em algumas localidades, marcas surgiram após o aparecimento de bolas luminosas e de um zumbido muito estranho. Informou-se também, que na ocasião do fenômeno, ocorreu o efeito eletromagnético: os motores de tratores ou automóveis pararam, e os pequenos aviões que sobrevoavam o local, ficaram sem energia. Os animais selvagens ou os cães de caça não se aproximaram da área atingida.

O "efeito dos círculos" já apareceu em doze países, em quase todos os continentes, com diferentes formatos. Alguns acreditam que é decorrente de um fenômeno natural originário da atmosfera, causado por vórtices atmosféricos, ou seja, volumes de ar que giram em alta velocidade ao redor do seu próprio eixo, podendo ser acompanhados de efeitos sonoros, óticos e acústicos explicando o zumbido.

Os membros da Comunidade Científica Britânica acreditam que isto não passa de uma fraude; mas quem tentou fazê-los artificialmente, não conseguiu aproximar-se dos desenhos verdadeiros. E o mais estranho: nos locais não foram encontradas pegadas humanas.

Um laboratório britânico detectou que no solo do círculo, o nitrogênio fora diminuído e a população de animais pequenos e vermes se extinguiram.
Até o momento, foram catalogadas dez mil formações; algumas chegam a ser maiores do que um campo de futebol.

Radiestesistas já tentaram medir a intensidade de energia mas em vão; pois seus pêndulos voaram de suas mãos. Os proprietários e os que trabalhavam no local onde aconteceram os fenômenos, também sofreram alterações genéticas. Em um teste realizado com quinhentas pessoas, foram verificadas: perda momentânea de consciência, cura inexplicável de algum mal que sofriam, paranormalidade e alterações psicológicas.

Também o fenômeno ocorreu no Brasil. Em Boca do Acre (AM), no sítio do "Seu Jacó" existe uma formação circular de setenta metros de diâmetro.
Quando observada de avião, voando há quinhentos metros do solo, a imagem não é bela como os círculos da Inglaterra, mas chama atenção pela enorme quantidade de terra deslocada durante a sua formação.
Quem viu o desenho no Brasil, lembrou-se imediatamente dos desenhos no Peru, em Nazca, feitos há mais de três mil anos, somente descobertos em 1927.

O escritor suíço Erich von Daniken, autor de Eram os deuses astronautas, defendia a tese de que algumas civilizações antigas -- como a dos astecas e dos egípcios --, foram visitadas por extraterrestres; por isso, as figuras só fazem sentido se vistas do alto.

Na década de 90, dois sexagenários ingleses, Doug Bower e David Chorley saíram do anonimato ao declararem autores dos círculos que apareceram nos campos de colheita na Inglaterra. Afirmaram para a revista Time, que "todos" os círculos foram feitos por eles. Depois, assustados com a repercussão mundial, desmentiram. Só quem não entende a dimensão dos enigmas do Universo, acreditaria na história destes senhores.

Como poderiam fazer vários desenhos ao mesmo tempo, usando apenas uma enxada, ou calcular com precisão, a simetria dos pictogramas?

Na década de 80, o governo inglês chegou a convocar uma reunião dos Ministérios da Agricultura, Meio Ambiente e Defesa, pedindo mais critério nas investigações do "efeito dos círculos". No passado, esses símbolos foram gravados em pedras e em cavernas. Por que estão aparecendo nos campos de colheita? Esses desenhos faz-nos acreditar que não estamos sozinhos no universo.

Monica Buonfiglio

Fonte: O Enigma dos Círculos e IstoÉ