> Esotérico  > Monica Buonfiglio


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Coluna da Monica

Cruz: o símbolo da fraternidade
11 de dezembro de 2002

Colunas anteriores
Fale com a Monica

A cruz é um símbolo muito antigo e de caráter universal. Apesar de encontrarmos um número muito grande de variações quanto ao material utilizado, à cor, ao formato, ao desenho de Jesus crucificado etc., seu modelo básico é a interseção de dois segmentos retos, um vertical e o outro horizontal, que representam o homem e a mulher, o superior e o inferior, o tempo e o espaço. É indiscutivelmente, o maior símbolo de fraternidade do homem e de suas várias raças. Simboliza também, a mais pura substância dos elementos: terra, água, fogo e ar.

Independente da cultura e do credo que observemos, mesmo que haja diferentes desenhos e variações, encontramos sempre a inscrição: "a salvação está na cruz", assim como também podemos observar sempre a idéia do homem regenerado, da integração harmoniosa, do Cristo que foi crucificado como um mortal e renasceu como um homem espiritual.

A cruz acaba transformando-se, acima de tudo, em uma escada que, quando galgada, leva nossa alma à Deus. Seu significado religioso é extremamente forte, não somente para os cristãos, mas também para egípcios, peruanos, mexicanos e indígenas da América Central e do Norte. Era costume antigo, por exemplo, colocá-la no peito dos mortos no Egito e nos adeptos do Budismo. Como já foi dito, existe um número muito grande de variações e significados para a cruz, dependendo da cultura em que ela se encontra. Veja aqui alguns tipos de cruz

Monica Buonfiglio