> Esotérico  > Monica Buonfiglio


  Capa
  Anjos
  Horóscopo
  Horóscopo Chinês
  Monica Buonfiglio
   Coluna semanal
   Vídeos esotéricos
   Quem é Monica?
  Oráculos
  Salmos
  Vídeos e especiais
Sites relacionados
Fada Morgana
Planeta na Web
Porto do Céu
Vidanova
Boletim
Receba, de graça, as novidades de Esotérico em seu email
Coluna da Monica

Mar
06 de novembro de 2002

Colunas anteriores
Fale com a Monica

Nosso planeta é feito fundamentalmente de água. Por este motivo, quando foi avistada pela primeira vez no espaço, o astronauta exclamou para a base terrena: "a Terra é azul"! No hemisfério sul, há somente 19% de terra e 81% é coberto pelo mar. No hemisfério norte, 39% de terra e 61% de água.

O mar representa verdadeiramente o berço da humanidade. Foi nele que surgiu a vida, aproximadamente há quatro bilhões de anos atrás. Para os orientais, representa o funcionamento da lei eterna: "onde tudo parte e onde tudo volta. Lugar dos nascimentos, das transformações e dos renascimentos".

Em virtude de sua extensão sem limites, é o símbolo da Essência Divina e, quando está calmo, simboliza a Iluminação. Quando o mar está revolto, representa, em um sentido figurado, a incerteza, a dúvida e a indecisão. Isto era levado a sério pelos gregos e romanos. Se estava agitado, ofereciam sacrifícios, como cavalos ou touros para que as águas se acalmassem e voltassem à função primordial da fecundidade. O mar é o berço mitológico de várias religiões: dos celtas, dos iorubanos, gregos etc. É assim que a criação, mesmo a dos deuses, oriunda das águas primordiais.

Na Bíblia, algumas vezes, o mar é associado como símbolo de hostilidade de Deus. Uma das passagens mais conhecidas é o da inundação da Terra, do salvamento de Noé e de todos os animais, no livro do Gênesis. Para os místicos, o mar representa o mundo e o coração humano. Ele se situa entre Deus e nós, seres humanos. O oceano representa o coração e o conhecimento. A margem é a gnose, -- literalmente conhecimento. As conchas, simbolizam a linguagem e as pérolas ou corais, a ciência do coração.

O mar reúne todas as substâncias indispensáveis à vida, como o sódio, potássio, cálcio, magnésio, cloro, sulfato, fosfato e carbonato. As mesmas que, em níveis muito semelhantes, são encontradas no plasma sangüíneo e no líquido amniótico que envolve o feto na gestação. Por isso, concluímos que os cientistas poderiam pesquisar mais profundamente o oceano e toda a fonte de alimento que pode oferecer.

Monica Buonfiglio