> Esotérico  > Monica Buonfiglio


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Monica Buonfiglio
COLUNA DA MONICA
Comemoração: 13 de junho
Santo Antônio de Pádua

Veja também:
Monica Buonfiglio
Coluna da Monica
» Todas as colunas
Perfil
» Fale com Monica
» Quem é Monica

Monge português, nasceu em Lisboa em 1195 e foi educado dentro dos conceitos cristãos por sua família. Seu nome significa: "o que não tem preço; o lutador".

Estudou os preceitos de Santo Agostinho em Coimbra, tornando-se frei em 1210. Em 1220, Antônio tornou-se franciscano. Viajou para o norte da África, mas foi forçado a retornar, por problemas de saúde, pois não adaptou-se ao clima de Marrocos.

Seguiu para Pádua (Itália) em 1221, para encontrar São Francisco. Os dois logo ficaram amigos e Francisco reconheceu nele um profundo conhecimento religioso, encarregando-o de lecionar aos frades da Bolonha, em 1221. Levou seus conhecimentos às universidades de Toulouse, Montpellier e Puy-en-Velay, pregando os fundamentos de Cristo.

Possuía o dom da oratória. Conhecia como ninguém a Bíblia e seus sermões impressionavam desde pessoas mais simples a intelectuais. Em 1227, tornou-se responsável pela supervisão dos templos franciscanos e sua expansão. Naquela ocasião, sua fama já era muito grande, pois nada lhe era omitido. Ele descobria qualquer descuido ou mentira ocorridos na comunidade.

Morreu em 1231 no convento de Santa Clara, ao lado da igreja de São Francisco, provavelmente de exaustão e fadiga.

Sua vida foi considerada como uma virtude por suas caridades. Muitos dos seus sermões foram preservados. A Igreja incluiu Antônio entre os "Doutores da Igreja" em 1946. Era venerado por seu poder de realizar milagres. Antes dos sermões, conseguia fazer com que as mulas dobrassem os joelhos perante o altar para receber a hóstia na comunhão com Deus.

Acredita-se que, milagrosamente, seu corpo foi transportado e encontrado enterrado ao lado dos de São Francisco e Santa Clara. Foi canonizado em 1232 e sua Basílica é tombada pelo Patrimônio Histórico.

Não existe nenhum fato particular em sua vida ou referências históricas com respeito à fama de ser "bom casamenteiro", porém é certo que ele abençoava os recém-casados. O que provavelmente acontecia era que Antônio pedia alimentos aos mais ricos da região para ajudar a vida do novo casal. A imagem de um jovem segurando o menino Jesus não faz jus à verdade; era forte e destemido, chegando a ser implacável com seus opressores.

O dia da sua festividade é 13 de junho, quando os fiéis assistem à missa e esperam pelo pão bento que, segundo a tradição, deve ser colocado junto aos mantimentos de modo a nunca falte alimentos e haja fartura no lar.

Santo padroeiro de Portugal e da cidade de Pádua, entre seus escritos autênticos figura a coleção de "Sermões para Domingos" e "Dias Santificados". Suas relíquias foram transladadas para Pádua em 1263.

Comemoração: 13 de junho.
Nascimento: 1195, em Lisboa, Portugal
Falecimento: 1231 no convento de Santa Clara
Padroados: Mulheres estéreis; Grávidas; Viajantes.
Protege: Contra naufrágios; Quem está prestes a perder a propriedade (ou o patrimônio); Contra pessoas que tomam emprestado sem permissão.
Emblema: menino Jesus; lírio.


Clique aqui para acessar a Oração ao Santo Antônio de Pádua

Monica Buonfiglio