> Esotérico  > Monica Buonfiglio


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Coluna da Monica

Jetsün Milarepa
05 de junho de 2002

Colunas anteriores
Fale com a Monica

Milarepa (1040 -1123) é considerado santo e o maior iogue da história do Tibete. A vida de Milarepa contém relatos de acontecimentos paranormais, tais como a levitação, a bi-locação ou a transferência da dor para objetos inanimados (certa ocasião, uma madeira rangeu chegando a quebrar).

Nasceu numa família de camponeses, perdendo seu pai ainda criança. Depois disso, sua propriedade foi roubada por seu tio. Milarepa, a mãe e sua irmã, ficarem sem nada. Para vingar-se, aprendeu feitiçaria: conjurou um temporal de granizo que caiu sobre a casa que estava o tio, resultando na morte de todos os seus moradores.

Levado pelo remorso e compreendendo que seu ato criou um karma negativo, foi aconselhado a procurar o mestre Marpa, o mais sábio de todos os iogues. E, assim, seguiu por um longo caminho, perguntando onde poderia encontrar o sábio mestre. Até que, finalmente, avistou um homem; a felicidade tocou seu coração e os sentimentos mudaram para melhor; ele estava diante do mestre, mas não sabia.

Marpa, ao identificar-se, orientou Milarepa: "você obterá a iluminação e a sabedoria com a sua própria perseverança". Determinou ao discípulo que realizasse tarefas bem difíceis para desencorajá-lo. Primeiro, Milarepa fez várias torres. Quando ficaram prontas, Marpa ordenou que as derrubasse, e que cada pedra fosse colocada no lugar de onde fora retirada. Depois, para testar o discípulo, Marpa pediu para que construísse uma torre de nove andares.

Sofrendo muito e cansado, Milarepa implorou ao mestre que ensinasse o caminho da iluminação. Marpa respondeu-lhe: "Quer que eu o ensine, só porque construiu uma torre? Você tem que me dar uma taxa para começar sua aula de iniciação". Como Milarepa não possuía nada, pediu conselhos a esposa do mestre chamada Damema que, penalizada, presenteou-o com alguns sacos de cevada e um rolo de tecido.

Ao chegar na aula, Milarepa entregou a taxa ao mestre. Marpa, reconhecendo que tudo era seu, gritou: "Você está querendo me enganar? Essas coisas são minhas!" Chutou-o com um pontapé para fora do círculo onde acontecia a aula. Milarepa, perdendo a esperança de ser iniciado, decidiu suicidar-se. Quando estava pronto para acabar com a sua vida, Marpa socorreu-o. O mestre declarou finalmente, que ele estava apto a receber seus ensinamentos.

Assim, Milarepa foi iniciado, obtendo a iluminação, passando a viver em uma caverna por vários anos. Como iogue, experimentou todas as possibilidades da mente. Para ele, o essencial era praticar, sempre. Seu poema mais famosos foi Gur - Bum, ou "Cem mil canções".

Milarepa entendia que o importante era perceber a origem do problema que não é externo, e que nele não deve ser colocado a culpa, pois tudo ocorre de acordo com a nossa disposição mental. Atitudes negativas como a inveja, a raiva e a vingança, são manifestações sem esforços; o difícil é produzir atitudes mentais positivas. É trabalhoso, mas os benefícios, garantidos.

Monica Buonfiglio