> Esotérico  > Monica Buonfiglio


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Coluna da Monica

Ioga: o equilíbrio entre o corpo e a alma
04 de dezembro de 2002

Colunas anteriores
Fale com a Monica

Ioga é uma doutrina filosófica que significa a união com Deus. Sua finalidade é a busca do equilíbrio entre corpo e a alma, afim de unir o homem a divindade. Também é a prática da meditação como meio condutor à liberação espiritual. Através do Ioga, obtém-se poderes psico-espirituais e os estados de êxtase que conduzem a correta percepção das verdades eternas.

Patânjali é um autor hindu que fez uma série de obras escritas em sânscrito sobre meditação religiosa, medicina, alquimia, filosofia, música litúrgica e métrica. Publicou Yoga Sutra, um texto sobre concentração, dos meios a alcançá-la, dos seus poderes e do distanciamento entre a alma e a matéria. Com isso o Ioga se tornou conhecida na Idade Média.

A partir dos princípios básicos foram desenvolvidas as sete linhas clássicas do Ioga:

Hatha Ioga: que são as práticas de respiração e meditações.
Bhakti Ioga: é a devoção a Deus e ao amor universal.
Karma Ioga: é a conduta, a ação perfeita.
Raja Ioga: é a suspensão dos fenômenos que ocorre na mente.
Jnana Ioga: é o caminho da sabedoria e da verdade.
Mantra Ioga: é o aproveitamento das vibrações sonoras.
Tantra Ioga: canaliza as energias para a conquista suprema.

A Hatha Ioga é a mais divulgada, pois mostra que a matéria e a alma pertencem a uma mesma unidade. A Bhakti Ioga utiliza a devoção, visando a identificação com o absoluto. Karma Ioga é um sistema educacional, onde os alunos aprendem a conseqüência de suas ações e, também, são orientados pelos sábios conselhos dos mestres. Raja Ioga é a ciência que esclarece o segredo sobre o espírito e, também, desenvolve os poderes da mente. Os praticantes buscam uma mente saudável, força de vontade e a concentração, para obter o poder em relação a natureza física. Jnana Ioga significa o caminho da verdadeira sabedoria e do conhecimento.

Através de técnicas, os praticantes buscam o discernimento entre o real e o não-real, o desapego aos valores materiais, o controle da mente e dos sentidos, a paciência, a fé, o controle da mente, a libertação e a meditação. Mantra Ioga é o Ioga do som. Baseado na repetição dos sons de efeitos vibratórios até atingir um estado de saturação mental. Tantra Ioga utiliza técnicas exercitando as energias sutis do nosso plano físico para os centros energéticos da elevação da consciência. Existem várias escolas especializadas em Ioga, experimente essa doutrina e descubra sua verdade absoluta.

Monica Buonfiglio