> Esotérico  > Monica Buonfiglio


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Monica Buonfiglio
COLUNA DA MONICA
03 de outubro de 2001
Buda e o Budismo

Veja também:
Monica Buonfiglio
Coluna da Monica
» Todas as colunas
Perfil
» Fale com Monica
» Quem é Monica

Retrataremos aqui o fundador do Budismo, Sidhartha Gautama, mais conhecido como Buda, que nasceu por volta de 560 a.C. na fronteira entre o Nepal e a Índia.

Foi criado por uma tia, que se tornou a primeira monja budista. Casou-se aos dezesseis anos com sua prima e tiveram um filho. Aos vinte e nove anos afastou-se do reino e do convívio de sua família. Saiu em peregrinação buscando o verdadeiro sentido da existência, da verdade e dos mistérios do mundo.

Sidhartha foi para o Bosque de Sena, permanecendo por seis anos. Depois, meditando sob uma figueira, o bodhi, passou pela experiência da iluminação, a qual lhe proporcionou pleno conhecimento da verdade. Meditou por quarenta e nove dias na posição de lótus, obtendo mentalmente, todas as suas existências anteriores. Passou a ser chamado de "O Iluminado", dedicando sua vida pregando sobre suas descobertas por várias regiões da Índia. Criou uma comunidade composta de monges, monjas e fiéis.

Faleceu na Índia aos oitenta anos, entre 563 e 483 a.C. Seu corpo foi cremado e dividido em oito partes, passando a ser objeto de culto em santuários especiais.Buda sempre orientava seus discípulos dizendo: "Não acreditem em nada do que lhes disserem. Não aceitem minha palavra como autoridade. Busquem, procurem, olhem com amor e isenção; descubram em vocês e no mundo a verdade da qual lhes falei."

No Budismo há apenas o pensar livre, a descoberta do caminho de cada um, respeitando todas as religiões. Entre todas as religiões existentes, o Budismo é a única absolutamente livre de qualquer mancha de sangue pois prega a tolerância, a generosidade, a caridade e o contentamento. Nem perseguições, nem imposições de fé cobriram-na de opróbrio.

Buda é considerado um filósofo, um homem reformador. Se os seres humanos adotassem pelo menos parte dos seus conhecimentos dariam início a uma era de paz e bem-aventurança.

Monica Buonfiglio