Confira as 10 mais célebres supostas aparições de Virgem Maria pelo mundo

Monica Buonfiglio/Especial para o Terra

Nos últimos anos, conforme relatado nos subsídios doutrinais da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), o número das aparições e revelações particulares, principalmente de Nossa Senhora, tem aumentado significativamente. Em 1962 foi criado um catálogo com as principais aparições de Maria, em ordem cronológica. Os países onde a santa supostamente apareceu foram: México, França, Portugal, República Tcheca, Grã Bretanha, Itália, Bélgica e Bósnia. As aparições nos últimos séculos, porém, não são fatos desconhecidos nos períodos anteriores: entre os séculos XIX e XX, contam-se cerca de 310 supostas aparições de Nossa Senhora.

O que são as aparições?

O que chamamos de “aparições” são revelações de ordem psíquica. Por meio delas, é possível reconhecer objetos, seres ou situações normalmente invisíveis, como Deus, anjos, santos, a Virgem Maria ou os que já morreram.

Os objetos aparecem e se revelam através dos sentidos externos como a visão, a audição, o olfato, o gosto e o tato.

As mais conhecidas supostas aparições da Virgem Maria aconteceram em Guadalupe, Lourdes e Fátima. Estes lugares se transformaram em grandes centros de peregrinação. Confira nas próximas páginas detalhes sobre as 10 supostas aparições mais célebres da santa, reconhecidas pela igreja católica.