> Esotérico  > Consultório astrológico


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Consultório astrológico
POR AMANDA COSTA
05/09/2002
A vida de uma pessoa poder ter ciclos que durem vários anos?

Veja também:
Astrologia
Consultório
» Todas as consultas
» Envie sua dúvida
Amanda Costa
» Quem é Amanda
» Fale com Amanda
Horóscopo diário
» Veja a previsão dos astros para o seu signo

A vida de uma pessoa poder ter ciclos que durem períodos grandes, vários anos? Se eu pensar em minha vida posso dividi-la, perfeitamente, em vários ciclos os quais cada um teve uma predominância (profissional, sentimental e agora familiar). Sou nascida em 20/08/69. Vocês poderiam prever quais os ciclos que uma pessoa viverá (quais serão meus ciclos)? Há previsão para término de um e começo de outro? O que causa tanta mudança na vida e no perfil de cada um?
Bianca

Oi Bianca! Vida é ciclo. A unidade desse ciclo é composta de vários ciclos grandes e pequenos, alguns dos quais são coletivos (ciclos civilizatórios, sazonais, culturais, etc.), outros são característicos de seres humanos na mesma faixa de idade e outros são individuais. Vida é mudança, só o que não está vivo não muda. Mudanças fazem a evolução.

A astrologia estuda todos esses ciclos e, no caso de um indivíduo, são analisados a partir do mapa astrológico de nascimento. Todos nós experimentamos ciclos planetários fixos, mas cada um pode responder de maneira ligeiramente diferente. O ciclo com que estamos mais acostumados é o ciclo do Sol, de aproximadamente 365 dias/1 ano, e que assinala o nosso aniversário. Mais do que um simples acúmulo de tempo, podemos observar que ocorrem mudanças a cada ano e grupos de anos. O ciclo lunar, mais curto, com aproximadamente 28 dias, também denota mudanças, só que mais sutis e menos evidentes. Há também os ciclos dos planetas, mas estes geralmente só são observados e compreendidos por quem está familiarizado com a astrologia.

Alguns ciclos planetários e suas etapas intermediárias são especialmente significativos: Júpiter (12 anos, aproximadamente, com 4 etapas de 3 anos), Saturno (29,5 anos, 4 etapas de aproximadamente 7 anos), Urano (85 anos, 4 etapas de 21 anos), Netuno (164 anos, 4 etapas de 41 anos) e Plutão (245 anos, tem órbita muito variável e a primeira etapa do ciclo costuma acontecer por volta dos 40 anos). Como se vê, em uma vida, não podemos viver o ciclo completo de alguns astros. Alguns desses ciclos e etapas acontecem quase que simultaneamente em alguns períodos e caracterizam fases muito importantes.

Uma boa maneira de organizar as fases e seus significados é usar o fator tempo, em ciclos de sete anos. Assim teríamos, por exemplo: 14-21 anos, ênfase no desenvolvimento psicológico, auto-orientação, integração ao grupo e a sociedade; 21-28 anos, desenvolvimento sócio-cultural, escolha de parceria; 28-35 anos, e 35-42 anos desenvolvimento individual e da personalidade, sendo que na primeira fase há uma liberação de nossos talentos e possibilidades e na segunda, a culminação dessas forças liberadas.

No teu caso, Bianca, agora com 33 anos, estás numa fase de liberação das tuas potencialidades. Individualmente, como é indicado pelo mapa natal, há mudanças sobretudo do ponto de vista emocional, podendo haver certa irritabilidade e inquietação, principalmente enquanto não conseguires dar forma, trazer para a prática as mudanças que estão acontecendo internamente. Podem ocorrer mudanças na esfera familiar sim, mas mais na tua relação com a família, no espaço que ela ocupa em tua vida. Em 2003, há indicação de crescimento e expansão na área profissional, principalmente a partir de julho.

Amanda Costa