> Esotérico  > Consultório astrológico


Sites relacionados
Almas Gêmeas
Planeta na Web
Porto do Céu
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Consultório astrológico
POR AMANDA COSTA
07/02/2003
Astrologia chinesa e ocidental tem algo em comum?

Veja também:
Astrologia
Consultório
» Todas as consultas
» Envie sua dúvida
Amanda Costa
» Quem é Amanda
» Fale com Amanda
Horóscopo diário
» Veja a previsão dos astros para o seu signo

Consultei o horóscopo chinês e constatei que meu signo é do Javali, porém está como correspondente ao signo de Escorpião. Sou de 10.01.72 de Capricórnio, como uma amiga minha que é de 20.01.79 do signo de Cavalo, ao que também não corresponde ao signo de Capricórnio. Fiquei confuso, confesso. Espero que possam me esclarecer. Obrigado e boa sorte!
Andy

Oi Andy! Essa é uma dúvida que ocorre a muitas pessoas, correspondências entre os signos da Astrologia Chinesa e a Astrologia ocidental geram muita confusão. Na verdade, elas têm muito pouco em comum: apesar de, historicamente, a astrologia ocidental ter raízes orientais, são sistemas com funcionamento e simbolismo completamente diferente.

A Astrologia ocidental utiliza vários princípios astronômicos, analisando a relação entre os movimentos dos astros do sistema solar (Sol, Lua, planetas, asteróides, estrelas fixas) e os eventos no planeta Terra. É de orientação solar, os doze signos são indicados pela passagem do Sol ao longo do zodíaco durante um ano. O ano astrológico inicia com o ingresso do Sol no signo de Áries, em 20 ou 21 de março. Em um ano, a contar dessa posição, o Sol passa por doze signos astrológicos.

A Astrologia Chinesa, por sua vez, tem uma orientação lunar e um ciclo de doze anos. O ano chinês inicia-se na primeira Lua Nova do ano e tal data pode variar entre os meses de janeiro e fevereiro. Cada ano é regido por um signo animal, que exerce influência nos indivíduos nascidos nesse período.

Na literatura sobre Astrologia Chinesa encontramos correspondências com os signos da Astrologia ocidental, mas não há um consenso, pois em obras diferentes podemos ver correspondências divergentes.

Enfim, querido leitor, é normal que isso tudo dê um nó na sua cabeça... Conclusão: são Astrologias diferentes, por mais que se tente fazer paralelos, dificilmente se chegará ao mesmo lugar. O melhor é, ao estudar seu signo no horóscopo chinês, desconsiderar a correspondência com seu signo no horóscopo ocidental.

Amanda Costa