> Esotérico  > Consultório astrológico


Sites relacionados
Planeta na Web
Porto do Céu
Vidanova
Boletim
Assine e receba por e-mail a programação do Esotérico Terra
Consultório astrológico
POR AMANDA COSTA
Sexta-feira, 11 de julho de 2003
Astrologia é ciência?

Veja também:
Astrologia
Consultório
» Todas as consultas
» Envie sua dúvida
Amanda Costa
» Quem é Amanda
» Fale com Amanda
Horóscopo diário
» Veja a previsão dos astros para o seu signo

Astrologia é ciência?
Luís Fernando

Olá Luís Fernando! Apesar de, aos poucos, a comunidade científica estar confirmando os conhecimentos da antigüidade e de ainda não ter voltado a ser reconhecida nos meios acadêmicos, a Astrologia é uma ciência.

     É ciência, em primeiro lugar, por seu aspecto intuitivo e abertura para o conhecimento, característica fundamental do espírito científico. Em segundo, por sua estrutura lógica, geométrica, pela matemática dos cálculos astrológicos e noção de ciclos e ritmos e, ainda, por apresentar a possibilidade de experimentação e observação a partir de dados concretos (objetivos e subjetivos) e de dedução lógica a partir dos fatos observados.

Para comprovar o funcionamento da Astrologia do ponto de vista científico, a estatística é a maneira mais simples e direta. Muitas pesquisas foram feitas nesse sentido, destacando-se a realizada pelo estatístico francês Michel de Gauquelin e sua esposa Françoise na década de 50. A pesquisa do casal Gauquelin, com um grupo de 25 mil mapas astrológicos de celebridades e de comuns mortais, analisou a correspondência entre os fatores astrológicos e as profissões e chegou a resultados impressionantes. Comprovou a influência de Marte nos esportistas, líderes militares e altos executivos, de Júpiter entre os atores e políticos, de Saturno nos cientistas e da Lua nos escritores. Outra pesquisa deste mesmo casal, com um grupo de 15 mil mapas, verificou a existência da hereditariedade astrológica entre os pais e seus filhos. Estes trabalhos foram publicados nos livros Les Horlogues Cosmiques, Les Hommes et Les Astres e outros. Muitos dos detratores da Astrologia tentaram derrubar suas comprovações, mas, não conseguindo negar sua evidência científica, optaram simplesmente por ignorá-las.

Amanda Costa

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade