0

Vai morar no exterior? A oratória bilíngue pode te ajudar!

Quando se trata de ir morar fora do Brasil, a oratória bilíngue é uma grande aliada, pois é preciso saber se expressar bem em outro idioma.

22 jan 2020
08h00
  • separator
  • 0
  • comentários

Speaker! Tudo bem?

Dominar as técnicas de oratória e, mais que isso, saber aplicá-las no seu cotidiano, é uma competência que faz uma diferença enorme em várias situações e contextos.

Quando se trata de ir morar fora do Brasil, a oratória bilíngue é uma grande aliada, já que não é necessário apenas saber falar outro idioma, mas, sim, de conseguir se expressar bem em uma língua que não é a sua.

Mesmo sendo tão importante para quem vai passar um tempo fora (e mais ainda para quem pensa em mudar-se definitivamente para outro país), a oratória bilíngue ainda não é tão abordada na mídia.

Por isso mesmo, na nossa conversa de hoje, decidi falar mais sobre esse assunto. Confira!

Foto: Shutterstock

Oratória bilíngue: o que é?

Pensemos, antes de mais nada, no que é a oratória: são técnicas e estratégias direcionadas para situações de exposição de fala, tais como, apresentações em público, exposições orais dos mais diversos tipos, entrevistas, negociações, entre tantas e tantas outras.

A oratória não se reduz apenas ao que se refere à linguagem verbal, ou seja, ao conteúdo que é transmitido pelo orador através de palavras. Ao contrário, ela também abarca outras formas de expressões, como gestos, tom de voz, postura e o que mais faz parte da linguagem não-verbal (a dinâmica que não é falada).

Pois bem, a oratória bilíngue também se relaciona com tudo isso, mas é aplicada a um contexto ainda mais específico: o de se comunicar em um idioma que não é aquele de origem, ou, em outras palavras, em um idioma estrangeiro.

Nesse sentido, vale a pena frisar que não basta apenas conhecer técnicas gramaticais ou vocabulário para se sair bem no exterior. É preciso – assim como no idioma nativo – saber estruturar o raciocínio e lograr expressar ideias de forma contundente.

Quais são as melhores técnicas de oratória bilíngue para quem vai viver no exterior?

Se você já está planejando a sua ida para o exterior, algumas práticas e estratégias serão boas aliadas para se comunicar bem lá fora. Vejamos as principais:

- Praticar segundo suas próprias escolhas!

Para se preparar da melhor forma possível, é necessário otimizar o seu tempo. Por isso mesmo, pense em qual será o seu contexto lá fora (é um ambiente corporativo? É uma escola de idiomas?) e organize suas práticas segundo esse contexto, conversando (sozinho, com amigos ou pela web) sobre assuntos relacionados a ele.

- Defina e estude as palavras-chave!

Ainda pensando em qual será o seu contexto lá fora, defina algumas palavras-chave que possam orientá-lo. Tais palavras-chave devem ser ligadas ao seu nicho ou ao nicho do seu interesse. Essa é uma técnica muito eficiente e vale tanto para quem já se considera fluente no idioma do país onde vai morar quanto para quem não tem o mesmo nível nessa língua estrangeira.

- Considere um treinamento em oratória bilíngue

Um treinamento em oratória bilíngue, direcionado à sua necessidade de ir viver em outro país, é o caminho mais eficiente para se preparar. Contando com a orientação de profissionais que entendem as suas demandas, todo o processo será muito mais fácil e eficiente.  

Como é o treinamento em oratória bilíngue?

Treinamentos em oratória bilíngue são ministrados no idioma estrangeiro, justamente para que se possa desenvolver e aprimorar a capacidade de saber se expressar bem em outra língua, sem necessidade de recorrer a um tradutor para apresentações em público ou contextos similares, por exemplo.

No treinamento bilíngue da The Speaker, são vistos os principais pilares da oratória, incluindo, nessa lista:

- organização do raciocínio (base para a fala em um idioma estrangeiro);

- expressão vocal em idioma estrangeiro;

- linguagem não-verbal: gesticulação, postura, contato visual, entre outros;

Quem vai para outro país costuma enfrentar desafios parecidos. E, no treinamento em oratória bilíngue da The Speaker, levamos em consideração todos eles. Afinal, o nosso grande objetivo é o de fornecer estratégias e ferramentas para que você possa aproveitar ao máximo a sua experiência internacional (sem passar nenhum aperto para se comunicar)!

 

Para tirar dúvidas sobre o treinamento bilíngue, consultar datas e outras informações, entre em contato com a equipe The Speaker! Somos pioneiros em treinamentos desse tipo e será um prazer fazer parte da sua história!

 

Fonte:

https://www.thespeaker.com.br/oratoria-bilingue/

https://www.eurodicas.com.br/coisas-a-fazer-antes-de-morar-no-exterior/

The Speaker
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade