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Um plano de marketing pode influenciar no crescimento saudável da sua empresa?

Rodrigo Noll, influenciador e especialista em marketing, afirma: toda empresa precisa de um plano bem definido

27 mai 2021 - 09h02
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Empresas devem ter um plano bem estruturado para suas ações, sejam estas empresas de pequeno, médio ou grande porte
Empresas devem ter um plano bem estruturado para suas ações, sejam estas empresas de pequeno, médio ou grande porte
Foto: Shutterstock / Finanças e Empreendedorismo

Desde o começo da pandemia, em que muitas pessoas se viram obrigadas a ingressar numa nova carreira profissional devido à alta do desemprego no país, o número de registros de Microempreendedores Individuais (MEI) disparou no Brasil. 

Segundo dados do Ministério do Trabalho, em 2020, o total de registros chegou a 11.262.383 autônomos. No ano anterior, o número era de 2.666.309. Atualmente, esses profissionais representam 56,7% dos negócios ativos, ainda de acordo com a pasta.

Mas encarar um negócio próprio exige dedicação e, sobretudo em tempos de crise econômica, muita criatividade. Uma das alternativas é investir em marketing e em estratégias de vendas.

"Muitas pessoas têm migrado para o mercado autônomo, porém, algumas se esquecem que, além de oferecer boa qualidade de produtos e serviços, é fundamental desenvolver uma boa estratégia de vendas, com ferramentas específicas para se destacar no mercado, ter uma marca forte, aumentar os lucros, conseguir novos clientes e fidelizar os atuais", pontua o CEO da Base Viral, Rodrigo Noll.

Alguns empreendedores acreditam que o porte do negócio influencia na hora de buscar ou não um plano de marketing, mas, para Noll, independente do tamanhos do negócio, traçar uma estratégia pode ser o diferencial no mercado.

"Hoje em dia, com a internet, o tamanho de uma marca pode crescer significativamente no meio digital em poucos dias, sem contar o tamanho físico da empresa. Independente do tamanho e segmento, toda empresa precisa ter um planejamento, seja uma multinacional ou uma pessoa que faz lanches para vender no bairro", afirma.

O que é um plano de marketing? 

O plano de marketing é o documento que deve nortear o negócio. Nele, o empreendedor deposita seus objetivos, suas estratégias, faz a análise dos indicadores do setor e, por conta de todo esse planejamento, acaba tomando decisões mais assertivas.

O documento pode ser criado para o negócio como um todo ou para determinada campanha ou produto. Por exemplo: se você já tem um negócio consolidado, mas irá lançar um produto ou serviço novo, é muito importante que você faça um plano de marketing específico para aquele lançamento. Neste plano você terá discriminado quais são os objetivos específicos daquele lançamento, quais as estratégias de venda que você utilizará para alcançar seu público, como ele será apresentado aos seus clientes, etc. Ao ter isso em mãos, os passos a serem dados por este empreendedor serão muito mais firmes e saudáveis.

O plano de marketing é imutável? Não! Mas ele deve existir e ser acompanhado para que o negócio não fique sem foco. Afinal, que anda anda anda, mas sem saber a direção correta, dificilmente chegará no local desejado, né?!

Finanças e Empreendedorismo
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