2 eventos ao vivo

Startup ajuda cliente a escolher plano de telefonia

Site pesquisa propostas de diferentes operadoras e apresenta opções mais vantajosas, incluindo de internet e de TV por assinatura

14 dez 2015
07h00
  • separator
  • comentários

Quanto você paga quando liga para o celular de cada operadora presente no mercado brasileiro? Esta ligação é cobrada por minuto? E se você estiver fora do seu estado, qual o custo adicional? As regras do mercado de telefonia no país são tão complexas que, a menos que você seja um especialista na área, fica quase impossível ter estas respostas na ponta da língua.

Seis ótimos motivos para não deixar de investir na crise

Percebendo esta dificuldade, Jonas Justo criou o site Melhor Escolha, com a ideia de ajudar os consumidores na árdua tarefa de optar pelos planos mais vantajosos de telefonia, internet e TV por assinatura. Até janeiro de 2016, o serviço também estará disponível para pequenas empresas.

Jonas Justo (à esq) e Maurício Chamatix criaram site em função da complexidade de tarifação do mercado brasileiro de telecomunicações
Jonas Justo (à esq) e Maurício Chamatix criaram site em função da complexidade de tarifação do mercado brasileiro de telecomunicações
Foto: Divulgação

Segundo ele, como já trabalhava no setor de telecomunicações, a pesquisa de preços cobrados pelas operadoras fazia parte do seu dia a dia. “Eu era funcionário de uma empresa do Reino Unido que atua nesta área, e uma das minhas responsabilidades era criar novos pacotes e tarifas. Para fazer isso, eu precisava conhecer a oferta dos concorrentes”, recorda.

Em função do conhecimento que tem sobre esse mercado, assim que voltou ao Brasil, Justo passou a ser abordado por amigos e familiares, que pediam conselhos sobre como economizar com telefonia, internet e TV por assinatura. Graças às dicas, as pessoas conseguiam pacotes mais baratos ou mais recursos pagando um preço similar.

“Quando saí do país, o setor de telecomunicações era quase um monopólio. Hoje, existem várias empresas prestando esses serviços, mas o mercado e as regras de tarifação são tão complexos, que fica difícil para o consumidor saber qual é a melhor opção”, revela.

Observado esse cenário, ele notou a oportunidade de criar uma startup que ajudasse na tarefa de contratar o pacote de telecomunicações mais apropriado à necessidade de cada um. Em 2014, nasceu o site Melhor Escolha, que permite incluir na pesquisa filtros, como canais desejados ou velocidade de internet. O serviço oferecido é gratuito. Já o empresário recebe uma espécie de contrapartida das operadoras por dar visibilidade aos planos.

“Uma das dificuldades do mercado nacional é que o preço anunciado não é necessariamente o que o consumidor paga, pois existem muitas taxas que aumentam este valor, como a cobrança de roaming ou de ligação para outras operadoras. Por meio do site, é possível ver isso com mais clareza”, destaca Jonas Justo. 

Para facilitar a escolha dos pequenos negócios, ele planeja lançar em janeiro um novo site, voltado exclusivamente para a pesquisa de planos corporativos. “Em uma rápida pesquisa, vi que uma operadora oferece um pacote para empresas com 25mb de velocidade de internet por R$ 15 a menos do que prestadora que disponibiliza apenas 2mb. Há grandes possibilidades de economia”.

Fonte: PrinaPagina

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade