0

Site adaptado para celular é chave para divulgar negócio

Facilitar o acesso a informações básicas é fundamental para que uma empresa seja achada por usuários de dispositivos móveis

26 ago 2014
08h00
atualizado às 09h41
  • separator
  • 0
  • comentários

Foi-se o tempo em que bastava uma empresa ter um site na internet para atrair mais clientes. Em um mundo onde as pessoas estão constantemente conectadas por meio de celulares e tablets, ter uma página que funcione bem em dispositivos móveis é fundamental para empreendimentos de todos os portes, afirma o especialista em mobilidade Gustavo Luveira, professor da São Paulo Digital School.

Sites para dispositivos móveis devem ser leves, simples e facilitar o acesso às informações que o cliente busca
Sites para dispositivos móveis devem ser leves, simples e facilitar o acesso às informações que o cliente busca
Foto: blvdone / Shutterstock

Veja dicas para transformar seu blog em um negócio lucrativo
Dono de bar economiza R$ 7 mil cortando desperdícios
Pequenas empresas ainda usam pouca TI, afirma agência da ONU

“As pessoas estão o tempo todo conectadas, e querem facilidade para encontrar informações, produtos ou serviços em suas proximidades. As empresas que oferecem isso saem na frente”, diz Luveira. Segundo ele, a presença de pequenas empresas na web é fundamental para que elas sejam encontradas pelos clientes, e para isso é importante investir em plataformas adaptadas para dispositivos móveis, pois quase todo mundo hoje tem um smartphone, e quem não estiver presente neste ambiente perde uma grande oportunidade.

Os sites voltados para dispositivos móveis, diz Luveira, devem evitar constrangimentos para o usuário, como informações desatualizadas ou de difícil acesso, como aquelas localizadas no pé da página ou que precisem de muitos cliques para serem encontradas. “As coisas devem ser apresentadas de maneira prática, pois o usuário não terá a mesma velocidade da web. A resolução às vezes chega a ser cinco vezes menor, e a página deve estar adaptada a esta realidade, sem players de vídeo, imagens pesadas, e com botões e ícones maiores”, acrescenta o especialista.

Para criar um site adequado às suas necessidades, o empreendedor deve conhecer muito bem o seu público, saber o que ele deseja e oferecer isto com facilidade. Endereço, preços e informações básicas sobre os produtos devem estar em destaque, enquanto outros elementos, como um “saiba mais” da empresa, são dispensáveis em um ambiente móvel. “É preciso adaptar as coisas. Se você busca um público mais velho, deve encontrar a fonte de texto certa e usar botões de comando maiores, por exemplo. Já se ele for teen, deve-se investir em cores e imagens que os atraiam”, explica Luveira.

Investir em dispositivos móveis, no entanto, não necessariamente é sinônimo de malabarismos tecnológicos, alerta Luveira. Segundo ele, ter um site é uma necessidade básica para qualquer empresa, mas desenvolver um aplicativo é uma decisão que deve ser avaliada com cuidado. Só vale a pena investir nisso se o negócio quiser estabelecer algum tipo de interação com seus clientes.

Fonte: PrimaPagina
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade