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Será que vale a pena utilizar aplicativos de venda para o seu negócio?

Durante a pandemia, os aplicativos de venda se tornaram a solução de muitos empreendedores. Mas será que vale a pena continuar investindo nessa ideia?

11 nov 2021 - 10h45
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Cerca de 42% dos negócios que atuam com delivery tiveram que aumentar os preços para o consumidor
Cerca de 42% dos negócios que atuam com delivery tiveram que aumentar os preços para o consumidor
Foto: Shutterstock / Finanças e Empreendedorismo

Desde que chegaram no mercado, os aplicativos de venda fazem muito sucesso com o público em geral. Afinal, essa é uma ótima oportunidade de apresentar seus produtos para pessoas que não o conhecem, além de facilitar as vendas e apresentar mais praticidade para o usuário. 

É certo também que a pandemia aumentou e muito o número de pessoas que passaram a utilizar seus celulares para realizarem compras pela internet e por aplicativos. Entre os itens preferidos, estão: refeições, roupas e alimentos.

Mas, por outro lado, esses mesmos aplicativos apresentam altas taxas apenas por apresentar seus produtos nessa plataforma. Uma pesquisa realizada pela Associação Nacional de Restaurantes (ANR) mostrou que 42% dos negócios que atuam com delivery aumentaram os preços para o consumidor.

Por isso, é muito importante avaliar se o uso de aplicativos de vendas realmente casam com o seu tipo de negócio. Levantamos abaixo alguns pontos positivos e negativos sobre os aplicativos de venda. Para conferir, basta continuar a leitura deste artigo!

Quais são as principais vantagens dos aplicativos de venda?

  • Número de vendas: se você é um empreendedor que está em busca de aumentar suas vendas, estar em um aplicativo realmente pode ser uma ótima opção. Afinal, seu negócio ganha mais visibilidade;
  • Credibilidade: estar em um aplicativo de vendas também pode transparecer mais credibilidade aos seus clientes e futuros clientes. Esse é um fator muito importante para um negócio, mas requer um bom serviço para manter a confiança dos consumidores;
  • Visibilidade: um dos principais pontos sobre comercializar usando aplicativos de venda é justamente a visibilidade que o seu negócio vai ganhar. A partir do momento que você escolhe essa ferramenta, o seu empreendimento ganha projeção e passa a conquistar públicos diferentes, expandindo sua área de atuação.

Quais são as principais desvantagens dos aplicativos de vendas? 

  • Concorrentes: se por um lado você aumenta a sua visibilidade, por outro lado você passa também a lidar com mais concorrentes. E, dependendo do nicho que você atua, esse "embate" entre concorrentes pode ser prejudicial para o seu negócio. Por isso, é muito importante que você invista também em outras ferramentas como reviews de clientes, redes sociais e mostrar seus diferenciais;
  • Taxas: sim, para estar em um aplicativo de vendas é necessário que esse empreendimento arque com determinadas taxas. Normalmente, esses apps solicitam um percentual do seu faturamento e se você não tiver se preparado quanto aos valores, você pode sair no prejuízo;
  • Dependência: esse é um cuidado fundamental para os comércios que vendem apenas por delivery! Quando você passa a utilizar apenas os aplicativos de venda para faturar, passa a existir uma relação de dependência entre seu negócio e o app. Por isso, é importante investir em outros canais como as vendas presenciais, por redes sociais e pensar em estratégias de divulgação. 

Por fim, antes de largar tudo para investir em aplicativos de vendas, é importante pesar essas informações dentro da realidade do seu negócio. Essa estratégia de vendas pode ser muito boa no início, mas futuramente ela pode trazer prejuízos sérios!

Finanças e Empreendedorismo
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