PUBLICIDADE

Seja um líder apreciativo e impulsione a sua carreira

Infelizmente, nem sempre a capacidade de liderar as pessoas é vista através de um dos seus pilares mais essenciais: a comunicação.

25 fev 2019 - 07h00
Compartilhar
Exibir comentários

Olá, queridos Speakers! Tudo bem com vocês?

Muito se fala hoje em dia sobre liderança, não é mesmo? As páginas na web sobre o assunto são muitas, escritas sob os mais diversos aspectos. No entanto, nem sempre a capacidade de liderar as pessoas é vista através de um dos seus pilares mais essenciais: a comunicação.

É possível imaginar um líder que não saiba se comunicar bem com as pessoas? Quais são as características de um líder apreciativo e inspirador? Como aprimorar as suas habilidades de liderança e impulsionar a sua carreira profissional?

Vou falar sobre tudo isso no artigo de hoje. Confira!

Foto: Shutterstock

O que é um líder apreciativo?

Quando falamos em líder inspirador, nos deparamos com outro conceito, o de líder apreciativo. Vocês já ouviram falar sobre isso?

Líderes apreciativos são aqueles que conseguem trazer impactos positivos para pessoas, empresas e/ou comunidades. Líderes assim logram estimular o que existe de melhor nas pessoas à sua volta, mobilizando potenciais criativos e transformando-os em bons resultados.

Vamos pensar no exemplo de uma empresa ou de um setor de uma empresa. Os colaboradores são pessoas capazes, bem informadas e experientes. No entanto, a ação de um líder apreciativo consegue impulsionar todas essas características positivas. Como? Falando sobre elas e, assim, colocando-as em evidência.

Ao fazer isso, o líder acaba se tornando inspirador, pois consegue identificar o que há de melhor nas pessoas, incentivando-as para que invistam ainda mais nessas características positivas. Ele transmite confiança e, ao mesmo tempo, estimula a autoestima dos demais.

Como é ser um líder apreciativo e inspirador?

A capacidade de identificar o que há de melhor nas pessoas, especialmente em ambientes profissionais, é um dos traços mais importantes de um líder apreciativo. Por essa razão, algumas características são comuns a esse tipo de profissionais, sendo elas:

- Ser observador

- Praticar a habilidade de ouvir os outros com atenção

- Falar menos de si (e mais sobre a equipe)

- Expressar suas ideias com clareza

- Dar feedbacks úteis

- Trabalhar a empatia

Muitas vezes, profissionais acabam confundindo o que é ser um líder, atribuindo a essa responsabilidade mais importância individual que coletiva. Como podemos ver ao analisarmos alguns dos aspectos acima, quando de trata de líderes apreciativos, o foco está na equipe – e não em si mesmo.

Por ser assim, a capacidade de ouvir e observar os outros é um diferencial. Da mesma forma, saber dar feedbacks realmente construtivos, que sejam verdadeiramente úteis ao crescimento do colaborador, é um traço de um grande líder.

Comunicação e liderança: qual a relação entre esses dois conceitos?

Para ser um líder apreciativo, parte importante é observar e escutar, correto? Por outro lado, para que a ação seja, de fato, efetiva e o líder inspire os demais, é também imprescindível saber comunicar tudo o que foi identificado nessa escuta e observação.

Como vimos no começo deste artigo, o líder apreciativo identifica o melhor nas pessoas ou equipes e coloca essas características positivas em evidência, falando sobre elas e incentivando que os colaboradores as impulsionem.

Dessa forma, a comunicação é algo essencial para um profissional se tornar um bom líder. Afinal, a habilidade de se expressar com clareza – e de forma interessante – é o que torna possível inspirar as pessoas, dar feedbacks úteis, propor novas abordagens, apresentar e discutir boas ideias.

Por que ser um bom líder pode impulsionar minha trajetória profissional?

Ser um líder nem sempre é sinônimo de já estar em um cargo de chefia. Muitas vezes, especialmente durante a execução de projetos em equipes, colaboradores assumem esse papel e, por essa razão, acabam se destacando – para os clientes, para seus chefes e colegas.

Ocupar cargos de gerência e/ou administração também requer habilidades de um líder. Quando esses profissionais são capazes de inspirar seus liderados, incentivando o que neles há de melhor, os resultados tendem a ser muito mais positivos, bem como o ambiente corporativo, a relação entre colegas e com clientes.

Ser um bom líder é, portanto, um requisito para muitos profissionais que querem impulsionar a sua carreira, aceitar novos desafios e mostrar, cada vez mais, suas habilidades. O primeiro passo para isso é aprimorando a comunicação, que envolve tanto a habilidade de se expressar quanto a de saber escutar os outros.

Pensem nisso!

Fonte:

www.thespeaker.com.br

The Speaker
Compartilhar
Publicidade
Publicidade