PUBLICIDADE

Saiba como preparar sua empresa para disputar licitações

Especialista dá oito dicas de como pequenos negócios podem vender para o governo; estar com documentação em dia é fundamental

27 nov 2015 - 07h00
Compartilhar
Exibir comentários

Nem todos os empresários sabem, mas os pequenos negócios têm preferência nas compras governamentais de até R$ 80 mil. O privilégio, garantido pela Lei Complementar 147/14, adiciona um importante mercado ao universo das MPEs (micro e pequenas empresas), pois o volume de contratações da administração pública brasileira está estimado em 15% do PIB, o que equivale a cerca de R$ 600 bilhões anuais.

Seis ótimos motivos para não deixar de investir na crise

Atualmente, 32% das compras da União são realizadas junto a pequenos negócios, segundo dados do Sebrae Nacional referentes a novembro. E a tendência é de que esta proporção suba. Se você deseja aproveitar a oportunidade e se preparar para atender às exigências feitas pelo setor público, confira a seguir oito dicas da analista do Sebrae Denise Donati, coordenadora nacional do Projeto Compras.

Foto: Syda Productions / Shutterstock

Capacite-se

As licitações são procedimentos administrativos que exigem dos participantes o cumprimento de uma série de especificações. Para ter sucesso, é fundamental que a empresa esteja preparada para atender a todas as exigências. Isso pode ser feito por meio de capacitações sobre o tema. Algumas opções de curso são oferecidas pelo próprio Sebrae.

Foto: Pressmaster / Shutterstock

Conte com especialista

Se possível, tenha alguém responsável pela da participação da empresa em processos licitatórios. Com isso, seu negócio terá maior facilidade de localizar os editais e de identificar novas oportunidades para comercializar com os entes públicos.

Foto: everything possible / Shutterstock

Crie estratégias

Comece estudando e analisando bem os editais. Na sequência, procure conversar com outros fornecedores governamentais, veja os produtos e os serviços contemplados e fique atento aos períodos das contratações. Para completar, cadastre-se nos portais de compras mantidos pelo governo.

Foto: EM Karuna / Shutterstock

Analise os riscos

Tenha certeza de que seu fluxo de caixa suporta a espera pelo pagamento dos governos, que costuma ser mais prolongado do que os prazos da iniciativa privada. Não se esqueça de analisar se a sua empresa tem estoque e condições suficientes para atender a todas as demandas presentes no edital, evitando futuras punições pelo descumprimento do contrato.

Foto: Maksym Poriechkin / Shutterstock

Comece pequeno

Inicialmente, participe de licitações de menor porte. Somente depois de adquirir uma boa experiência é que você deve entrar em concorrências maiores.

Foto: www.BillionPhotos.com / Shutterstock

Mantenha certidões em dia

Todas as certidões relativas ao funcionamento da empresa devem estar em dia tanto para participar dos processos licitatórios quanto para a execução do contrato. A administração pública somente poderá realizar o pagamento para as empresas que mantiverem suas certidões válidas.

Foto: Dragon Images / Shutterstock

Diversifique

Vender para o governo é um mercado importante, mas a empresa não deve se restringir apenas a ele. Portanto, continue atendendo com eficiência seus clientes do mercado privado.

Foto: Andrey Burmakin / Shutterstock

Faça valer seu direito

A aplicação da LC 123/06 (alterada pela LC 147/14) é obrigatória e o não cumprimento dela pode resultar na impugnação do processo licitatório. Caso um edital não preveja os benefícios para os pequenos negócios, solicite esclarecimentos.

Fonte: PrimaPagina
Compartilhar
Publicidade
Publicidade