PUBLICIDADE

Premiada, startup de PE dá voz a cidadão junto a autoridades

13 out 2015 - 07h00
Compartilhar
Exibir comentários

Quantas vezes você já se deparou com um buraco na rua, mas acabou não fazendo nada devido à burocracia para procurar a prefeitura? Pensando em facilitar a vida do cidadão e fornecer meios para que as administrações municipais recebam as demandas da população, um grupo de quatro pernambucanos criou a plataforma Colab.re, que no final de setembro foi escolhida pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) como a Inovação Tecnológica de Maior Impacto de 2015.

Após ser mãe, educadora cria rede de papinha orgânica

Criada em 2013, a ferramenta inicialmente funcionava como um canal de reclamações. A ideia era que uma pessoa apontasse um problema e a denúncia ganhasse força com a adesão de outros cidadãos. “O cidadão brasileiro naturalmente usa as redes sociais para expor problemas e debater sobre melhorias nas cidades brasileiras. Porém, as pessoas ficavam falando de um lado, e do outro o poder público não conseguia agir efetivamente. O Colab.re surgiu para fazer esta ponte”, conta Paulo Pandolfi, um dos fundadores da plataforma.

Plataforma foi apontada pelo BID como a Inovação Tecnológica de Maior Impacto de 2015
Plataforma foi apontada pelo BID como a Inovação Tecnológica de Maior Impacto de 2015
Foto: Zadorozhna Natalia / Shutterstock

A ideia deu tão certo que as administrações de várias cidades passaram a procurar a empresa para fazer da plataforma seu canal oficial de relacionamento com a população. Hoje, a plataforma já conta com mais de 100 mil usuários e é adotada por 80 municípios, como Curitiba (PR), Niterói (RJ), Porto Alegre (RS), Natal (RN), Santos (SP) e Campinas (SP). O índice atual de soluções dos casos é de 70%.

Planeje-se para evitar o trauma das sucessões familiares

“O Colab.re permite que o cidadão fiscalize, proponha melhorias e avalie a prestação de serviços públicos. Essas demandas são encaminhadas diretamente para os órgãos responsáveis por aquela área, e eles podem interagir e tomar decisões com base na participação das pessoas”, avalia Gustavo, acrescentando que as prefeituras, por sua vez, podem direcionar enquetes aos usuários cadastrados sobre temas em que ela deseja ouvir a opinião pública.

Graças às possibilidades que oferece, a plataforma não apenas recebeu o reconhecimento do BID, como já havia sido considerada pela ONU uma das cinco melhores ferramentas digitais de governo do mundo. “É um reconhecimento pessoal do esforço de cada sócio e muito importante para estimular a criatividade no ecossistema de startups brasileiras. Receber o título de Negócio com Maior Impacto Social mostra o quanto nosso negócio é capaz de transformar vidas.”, conclui.

Fonte: PrimaPagina
Compartilhar
Publicidade
Publicidade