PUBLICIDADE

Pensando em empreender? 10 dicas para manter seu negócio ativo e lucrativo

Vai empreender ou está com dificuldade de gerir seu negócio? Essas dicas são para você!

6 set 2021 - 12h29
(atualizado em 30/9/2021 às 16h02)
Compartilhar
Exibir comentários
Empreendedorismo
Empreendedorismo
Foto: Shutterstock / Finanças e Empreendedorismo

17 milhões: esse é o número aproximado de pequenos negócios em atividade no Brasil hoje, segundo pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Desses 17 milhões, porém, há outro dado importante: cada dez empresas, pelo menos sete já atuam nas redes sociais ou aplicativos para melhorar o faturamento. São donos de lojas de roupas, confeitarias, salões de beleza e restaurantes que, por meio da tecnologia, estão buscando atender as necessidades de seus clientes de maneira mais eficaz e gerir seus negócios de forma mais otimizada. 

Para dar uma mãozinha para quem está pensando em empreender, de forma saudável e lucrativa, a consultora e mentora de novos negócios Romênia Matos dá 10 dicas preciosas que irão alavancar a sua empresa, seja ela pequena ou média. Confira abaixo:

1 - Crie um plano de negócio

É fundamental conhecer em detalhes todos os processos relacionados ao seu negócio, suas finanças, fornecedores, as entradas de matéria-prima e saída de produtos. Para saber e controlar tudo isso é preciso elaborar um plano de negócios, a fim de mapear oportunidades, atingir novos clientes, investimentos e possíveis parceiros e fornecedores.

2 - Calcule custos e contas a receber

Para que a sua empresa seja mais lucrativa, é preciso ficar de olho nos custos fixos, para que não ultrapassem o tamanho do negócio. Se os gastos estiverem elevados demais em relação à capacidade financeira, você vai consumir a sua margem de lucro. As contas a receber também devem ser sempre conferidas. "É possível que grande parte da sua margem de lucro esteja acumulada no crédito concedido a clientes ou em valores que serão repassados futuramente", alerta a consultora.

3 - Conheça o perfil do cliente 

Após compreender os processos financeiros e os custos da sua empresa, é necessário investigar o perfil do cliente, bem como sua faixa etária, costumes e necessidades, para entender quais são os melhores canais para se comunicar e saber os produtos e serviços que ele precisa.

4 - Saiba precificar seu produto ou serviço 

Colocar o valor errado no seu produto ou serviço pode reduzir a margem de lucro do seu negócio. Por isso é tão importante conhecer os custos fixos. Com essas informações e o que descobriu sobre o seu cliente é possível identificar se há espaço para aumentar os preços que  pratica ou criar campanhas promocionais e descontos. 

5 - Gerencie bem o estoque

Para equilibrar o seu estoque, avalie quais produtos têm maior procura e aqueles que têm baixa demanda. Com isso, será possível adequar as vendas e as compras para manter o  lucro e não perder dinheiro com itens acumulados ou fora do prazo de validade.

6 - Ofereça descontos com sabedoria

A estratégia de descontos nos produtos não pode ser feita de forma aleatória. "As vendas ficam aquecidas porque os descontos foram estipulados de forma arbitrária, mas o preço final dos produtos não alcançam os custos e isso desequilibra o caixa", diz Romênia. Por isso, estude bastante antes de oferecer descontos aos seus clientes.

7 - Fique de olho na concorrência

"Em um mercado competitivo, saber identificar e acompanhar a concorrência é questão de sobrevivência", sublinha a consultora de negócios.  Mas, para reconhecê-la, antes de tudo é preciso conhecer as características da sua própria empresa, como os produtos ou serviços que comercializa, definir o seu negócio, sua capacidade de atendimento e locais de atuação. Para isso, vale fazer duas perguntas: "Quem é seu concorrente direto?". Aquele que vende os mesmos produtos para o mesmo cliente, com a mesma faixa de preço. "Quem é seu concorrente indireto?". Aquele que não vende os mesmos produtos, mas atinge seu público-alvo com uma estratégia clara de substituição de produto.

8 - Aposte no Instagram

O Instagram é uma rede dinâmica e visual, o que permite interagir em tempo real com seus clientes, já que eles visualizam seus produtos na hora que você posta uma imagem ou vídeo. "Crie uma bio atraente, coloque uma boa foto ou logo, otimize seu nome, seja objetivo com o seu produto deixando claro o que vende, insira um link mostrando que você tem a solução, adicione botões de ação, telefone de contato, Whatsapp, localização e crie destaque relevantes com ícones. "Crie conteúdos relevantes, lembrando que pessoas se conectam com pessoas e não apenas produtos", diz Romênia. 

9 - Use o Whatsapp Business 

É uma ferramenta gratuita e essencial nos tempos atuais. Primeiro, invista em sua identidade visual. Assim, quando alguém chegar em suas redes sociais ou Whatsapp, já saberá logo de cara que se trata de sua marca ou produto. Faça um perfil comercial, crie catálogos (portfólio dos produtos), deixe mensagens de saudações (Olá, tudo bem? Seja bem vindo à nossa loja! Estamos em atendimento, assim que possível retornaremos ao seu contato). E, quando não puder responder, crie uma mensagem automática avisando. 

10 - Invista (cada vez mais) nas vendas online

Com a pandemia, muitos negócios sobreviveram graças às vendas online e delivery. "É uma tendência sem volta", afirma Romênia Matos. Portanto, vale aperfeiçoar cada vez mais os canais online e as redes sociais, mantendo uma boa estrutura de resposta e entrega, para turbinar as vendas, garantir os lucros e a perenidade do seu negócio. 

Fonte: Visar Plan e Planet Smart City

Finanças e Empreendedorismo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade