PUBLICIDADE

Conheça os melhores discursos do Oscar 2018!

A noite do último domingo (4), foi marcada pela 90ª edição do Oscar. Que é repleta de discursos. Veja quais foram os melhores e porque.

7 mar 2018 - 09h40
(atualizado às 11h32)
Compartilhar
Exibir comentários

Olá, Speaker!

A noite do último domingo (4), foi marcada pela 90ª edição do Oscar. Desde então, o assunto está em alta na internet. As pessoas estão discutindo trajes, premiações, bastidores e, claro, os discursos dos apresentadores e dos premiados.

Nós, da The Speaker, acompanhamos a premiação e, para a nossa conversa de hoje, decidimos falar sobre os melhores discursos da noite do Oscar.

Se você não assistiu, não se preocupe. Nós contamos tudo o que você precisa saber! Se acompanhou a noite mais esperada das estrelas da Academia, poderá entender, através do ponto de vista da oratória, por que algumas falas brilharam mais que outras.

Frances McDormand
Frances McDormand
Foto: Reuters

Vamos lá?

A magia dos discursos do Oscar

A noite do Oscar é uma cerimônia esperada por milhões de pessoas, nas várias partes do mundo. Para os artistas, é o momento de receber um dos prêmios mais importantes da carreira – senão o mais importante.

Tudo no Oscar parece meio mágico: as estrelas desfilando pelo tapete vermelho, a entrega de estatuetas, a presença de diretores e atores... Mas os discursos talvez sejam a “cereja do bolo” da premiação.

Nas últimas edições do Oscar, os artistas têm utilizado o tempo que possuem para fazer críticas políticas e levantar questões polêmicas sobre o universo de Hollywood. Os discursos – tanto dos premiados quanto dos apresentadores – geralmente são marcados pela inteligência, pelos comentários incisivos, histórias de humor e emoção.

Em geral, os discursos do Oscar são uma verdadeira aula de boa oratória, já que as pessoas sabem como utilizar as técnicas de comunicação de maneira excepcional, criando harmonia entre linguagem verbal e não-verbal.

O discurso de Frances McDormand

A norte-americana Frances McDormand, vencedora do Óscar de melhor atriz, roubou a cena no último domingo. Em sua fala, a atriz homenageou todas as mulheres que estavam concorrendo a um prêmio (e as que estão por trás das câmeras), reafirmando a necessidade de diversificar a Academia.

Frances colocou em pauta um assunto que tem sido destaque nas premiações: a importância de acabar com a homogeneidade dos padrões impostos para os artistas e valorização da grande presença feminina na Academia.

Quanto à oratória, Frances é conhecida pela irreverência, por captar a atenção do público através do humor. No princípio da sua fala, a atriz fez agradecimentos e, em seguida, abordou o que, de fato, era a sua mensagem principal. Para isso, dirigiu a sua mensagem diretamente para o público, utilizando estratégias como dizer “olhem ao redor de vocês e vejam que todos têm uma história, projetos...”.

Frances utiliza a sua linguagem não-verbal de forma excepcional, fazendo com que não prestar atenção no que ela está dizendo se transformasse em uma tarefa praticamente impossível.

Assista aqui ao discurso de Frances.

O discurso de Guillermo del Toro

Para muitos, o discurso mais marcante da noite de domingo não veio de um ator ou atriz, mas do diretor Guillermo del Toro. Del Toro subiu ao palco duas vezes. Quando recebeu o prêmio de melhor diretor, o mexicano fez um discurso inspirador, incluindo em sua fala diversos temas polêmicos, como a imigração.

Logo no início do seu discurso, o diretor já deixou claro qual era a sua mensagem principal e suas primeiras palavras foram: “Eu sou imigrante”. Essa forma de começar foi muito poderosa, já que, com palavras simples, o diretor conseguiu falar sobre duas histórias: a dos imigrantes e a sua própria.

Para terminar, Guillermo del Toro aumentou a carga de emoção, abordando o papel da fantasia no universo do cinema e convidando a todos os que sonham a entrarem nesse mundo.

Se fossemos resumir a oratória de Del Toro seria dizer que o mexicano usa o simples. Palavras comuns e frases curtas fazem com que o discurso seja o mais claro e direto possível, estando acessível a todos os que assistiram ao Oscar.

Assista aqui ao discurso de Guillermo del Toro.

O discurso de Jordan Peele

Os que assistiram à premiação do último domingo devem concordar comigo quando digo que Jordan Peele é a própria definição da perseverança. E o discurso dele foi uma amostra disso.

A fala de Peele foi uma das mais emotivas da noite. No seu discurso, ele compartilhou a sua história, contando sobre as dificuldades que enfrentou até chegar onde está hoje. “Eu parei de escrever este filme cerca de 20 vezes porque achei que era impossível", disse.

Peele dirigiu a sua mensagem a todos que assistiram ao filme, agradecendo às milhões de pessoas que compraram suas entradas no cinema. O que chama a atenção no discurso de Peele é que foi um dos mais pessoais da noite, já que ele agradeceu à sua família e utilizou sua própria trajetória para falar sobre perseverança.

Essa técnica de oratória é bastante eficaz. Falar sobre si mesmo é uma forma de se conectar com as pessoas e gerar empatia. É preciso, claro, usar esse recurso com equilíbrio, mantendo em mente que falar sobre as experiências pessoais é apenas uma maneira de transmitir uma mensagem mais ampla.

Fonte:

www.thespeaker.com.br

The Speaker
Compartilhar
Publicidade
Publicidade