1 evento ao vivo

OAB e Sebrae lançam curso de empreendedorismo para advogados

Programa faz advogados verem seus escritórios como negócios e ensina técnicas de gestão financeira e de recursos humanos

29 mai 2014
08h00
  • separator
  • 0
  • comentários

A OAB-SP e o Sebrae-SP lançaram, em 20 de maio, o programa “Advocacia Empreendedora”, cujo objetivo é ajudar os advogados de São Paulo a implantarem uma administração empresarial em seus escritórios. A iniciativa oferece cursos que tratam de temas como gestão financeira, recursos humanos e marketing. 

A OAB-SP e o Sebrae-SP lançaram um curso para que advogados tenham ferramentas para gerir empresarialmente seus negócios, oferecendo módulos com temas como gestão financeira, marketing e recursos humanos
A OAB-SP e o Sebrae-SP lançaram um curso para que advogados tenham ferramentas para gerir empresarialmente seus negócios, oferecendo módulos com temas como gestão financeira, marketing e recursos humanos
Foto: Shutterstock

“Nenhum curso de direito ensina gestão empresarial, e o profissional fica sem os elementos para gerir um escritório próprio”, explica o consultor do Sebrae-SP e coordenador do projeto, Marcio Bertolini. É esta falha que o programa conjunto busca suprir. “Como ex-proprietário, posso dizer que muitos não têm noção de que o escritório funciona como uma empresa, consome produtos, contrata pessoas, precisa controlar custos, gira a economia”, continua Bertolini, que exerceu a advocacia.

O programa é voltado para donos de escritório de qualquer tamanho, desde os maiores até profissionais iniciantes que começam dentro da própria casa. “Mesmo sozinho, a gestão financeira é importante, por exemplo, para evitar confusão entre a conta pessoal e a jurídica, o que acontece muito”, continua Bertolini.

“Desenhamos algo que é ao mesmo tempo prático e acessível”, explica o consultor. O programa é estruturado em 18 cursos iniciais de três horas cada – todos no sistema de ensino à distância – que ficam disponíveis 24 horas por dia no site da OAB-SP para os advogados acessarem quando a qualquer momento. “Todo advogado inscrito tem acesso gratuito aos módulos e ainda recebe certificados pela conclusão de cada um deles”, afirma Bertolini.

Além disso, o Sebrae-SP e a OAB-SP também prevêem, para o segundo semestre, o lançamento de uma cartilha digital e impressa com informações ainda mais completas para que os advogados tenham todas as ferramentas para melhor administrarem seus escritórios com base em técnicas de gestão empresarial.

Segundo dados da OAB-SP, existem hoje cerca de 260 mil profissionais ativos e algo em torno de 12 mil sociedades de advogados no estado de São Paulo, sendo este o universo de potenciais interessados no curso oferecido pela Ordem e pelo Sebrae.

Fonte: PrimaPagina
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade