PUBLICIDADE

Estresse antes de uma situação de exposição de fala? Veja como lidar

Quem nunca sentiu nervosismo ou ansiedade antes de uma situação de exposição de fala?

8 jul 2020 - 08h00
Compartilhar
Exibir comentários

Oi, Speaker!

Quem nunca sentiu nervosismo ou ansiedade antes de uma situação de exposição de fala? Até mesmo comunicadores experientes passam por essas sensações de estresse.

A diferença, contudo, está na maneira como lidamos com o nervosismo, a ansiedade e o medo: ele nos paralisa ou seguimos adiante, apesar dele?

Para ascendermos profissionalmente e também para vivermos socialmente, é necessário encarar os processos comunicativos de frente. Nesse sentido, saber lidar com o estresse é primordial.

Veja, a seguir, algumas dicas para fazer isso! Boa leitura!

Foto: Shutterstock

1. Não entre em pânico!

Você já ouviu a história de que o medo é o melhor acompanhante para uma viagem, desde que ele não assuma o volante? Pois bem, essa metáfora significa que o medo é uma reação normal, um mecanismo de defesa.

Quando se intensifica e se torna um pânico, ele assume o controle das nossas decisões e é justamente aí que mora o perigo.

Se você sentir que o medo está tomando um protagonismo muito grande, procure formas de diminui-lo. Saia, respire, tome água, pratique algum exercício físico, ouça música, medite...

 2. Tenha cuidado com quem fala sobre o seu estresse!

Uma das formas de curar algo é falar sobre ele. No entanto, há momentos adequados e há momentos inadequados para isso. Falar sobre o seu estresse com um amigo ou colega antes da apresentação é uma boa ideia.

Contudo, falar sobre esse estresse durante a situação de exposição de fala já não é uma opção tão prudente. Os motivos? Isso pode influenciar negativamente a imagem que você transmite aos demais.

3. Tenha prioridades!

Um artifício inteligente para lidar com crises e com o estresse de modo geral é priorizar. Procure “quebrar” a sua ansiedade por uma situação de exposição de fala em pedaços menores.

Como assim? Pense naquilo que mais lhe desperta medo: é de esquecer uma parte da sua fala? É o medo de uma falha técnica? Nervosismo por não ser entendido?

Depois de identificar o que mais desperta a sua ansiedade e nervosismo, tente ver isso de uma outra perspectiva. Além disso, trabalhe para diminuir riscos, praticando a sua fala, conferindo aspectos técnicos com antecedência e organizando o seu conteúdo, por exemplo.

4. Faça algo!

No tópico anterior, falei sobre ver os problemas a partir de uma perspectiva diferente e sobre a necessidade de diminuir os riscos de que eles realmente aconteçam.

Bem, essa é uma regra de ouro para diminuir o estresse: se algo causa preocupação, tente resolvê-lo. Só de sentir que você fez o seu máximo, a sensação de medo tenderá a desaparecer.

Aqui, vale a pena falar sobre o medo de falar em público especificamente. Você sabia que esse medo vem, em grande parte, do despreparo em relação a essa habilidade?

Quanto mais um profissional se dedica a aprender sobre comunicação e técnicas de oratória, mais preparado se sentirá. Consequentemente, o medo de encarar o público será muito menor.

5. Cuidado com a sua alimentação

A melhor maneira de controlar o estresse é tomando um calmante antes de uma apresentação, certo? Na verdade, não. Substâncias desse tipo alteram a capacidade de concentração, o que pode ser um grande problema em uma situação de exposição de fala.

De maneira similar, apostar em cafés ou outras bebidas energizantes pode ser uma má escolha. Essas bebidas tendem a aumentar a sensação de ansiedade, piorando o estresse e o medo de encarar a audiência.

6. Tenha uma boa noite de sono

Pode ser difícil conseguir dormir na noite anterior a uma situação de exposição de fala importante, eu sei. Contudo, essas horas de sono são importantes para que, no dia seguinte, você acorde com a mente descansada e ativa.

Além disso, esse descanso aumenta a sensação de bem-estar, um antídoto potente para diminuir o estresse e a ansiedade.

Situações de exposição de fala – seja de forma presencial ou no ambiente online – tendem a ter um protagonismo cada vez maior na nossa vida.

Por isso mesmo, saber como lidar com elas, controlando o estresse e a ansiedade, é uma tarefa primordial para profissionais de todas as áreas e cargos.

Fonte:

https://thespeaker.com.br/7-piores-coisas-que-voce-pode-fazer-antes-de-falar-em-publico-a-no-7-e-surpreendente/

The Speaker
Compartilhar
Publicidade
Publicidade