Conheça técnicas para call to action e saiba como ser mais persuasivo em suas apresentações
Você já ouviu falar sobre call to action? Ele está relacionado com a habilidade de direcionar um público para uma decisão.
Olá, Speaker! Tudo bem?
Você já ouviu falar sobre call to action? Esse termo, que, traduzido para o nosso idioma, significa chamada para ação, é muito usado hoje em dia e está relacionado com a habilidade de direcionar um público para uma tomada de decisão.
Qual é essa tomada de decisão? Bem, isso varia. Nas campanhas publicitárias, o call to action é a compra de um produto. Nas apresentações em público, pode ser também a compra de um produto ou mesmo uma mudança na forma de pensar sobre algum assunto determinado.
Ser persuasivo pode ser entendido, portanto, como a capacidade de realizar o call to action de forma eficaz. Neste artigo, separei algumas dicas para que você possa aplicar nas suas situações de exposição de fala e ser mais persuasivo. Confira!
Call to action nas apresentações em público: como acontece o direcionamento nessas situações?
Para entender essa relação, é importante ter em mente que, nas apresentações em público, o call to action pode aparecer de forma explícita ou de um modo bastante sutil. Essa é uma decisão do comunicador e que depende, em grande parte, do contexto no qual está inserida a apresentação.
Como costumo dizer por aqui, as apresentações em público têm o propósito principal de inspirar as pessoas. Quando eu digo “inspirar”, quero dizer que, nas exposições orais, o comunicador tem o desafio de mostrar algo sob uma nova perspectiva, que possa alterar – mesmo que um pouco – a forma como as pessoas atuam no dia a dia ou veem algo.
Se o call to action é fechar um projeto com um cliente, a inspiração é, justamente, fazer com que esse cliente tome essa decisão ao ter acesso a informações e opiniões que o convençam a isso. Quando, por outro lado, a apresentação tem como propósito incentivar as pessoas a mudarem seus hábitos, a inspiração é escolher e aplicar essa transformação.
Como ser mais persuasivo e impulsionar o call to action?
A oratória persuasiva é aquela com uma gama de técnicas para que, através da comunicação, possamos convencer (persuadir) os demais sobre determinado assunto, que, como eu disse, depende do contexto no qual o diálogo está inserido.
Nas apresentações em público, uma das técnicas que são altamente eficazes na hora de chamar o público para determinada ação é o chamado círculo de ouro, que, em suma, inverte a ordem na qual as pessoas costumam falar sobre algo.
Um comunicador comum tende a organizar a sua fala da seguinte maneira:
- O que?
- Como?
- Por quê?
Para entender essa lógica, vamos pensar em um exemplo simples. Durante uma apresentação em público, um preparador físico quer falar sobre a importância dos exercícios físicos para a vida das pessoas, com a intenção de conseguir mais alunos para sua academia, por exemplo. Se ele seguir a ordem que vimos acima, sua fala será mais ou menos assim:
Faça exercícios físicos regulares (o que), na academia em que eu trabalho (como) para ter uma vida mais saudável e prevenir problemas no futuro (por quê).
Se o comunicador conhece a técnica do círculo de ouro, inverterá essa ordem, começando a falar pelo assunto mais importante, que são os “porquês”. Sendo assim, a sua nova fala seria:
Imagine-se daqui a vinte anos, com uma vida saudável e ativa. Para que isso aconteça, se matricule na academia X e inclua uma rotina de exercícios regulares à sua vida.
Deu para perceber a diferença entre uma fala e outra? O conteúdo é basicamente o mesmo, mas a maneira como esse conteúdo foi transmitido é diferente. Ao inverter a ordem nas informações, começamos mostrando um cenário que as pessoas desejam vivenciar e só depois sugerimos como fazer isso, realizando o call to action.
Essa técnica, desenvolvida pelo comunicador e consultor organizacional Simon Sinek, pode ser aplicada em todas as situações de exposição de fala, independentemente de qual seja o call to action: se a venda de um produto, se a propagação de uma ideia ou até mesmo a negociação de um projeto.
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