PUBLICIDADE

Como ser uma empreendedora de sucesso? Confira 5 dicas!

Dia 19 de novembro é o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino. Por isso, veja dicas de como ser uma empreendedora de sucesso em sua área!

19 nov 2021 13h33
ver comentários
Publicidade
Para ser uma empreendedora de sucesso, é importante seguir as 5 dicas listadas!
Para ser uma empreendedora de sucesso, é importante seguir as 5 dicas listadas!
Foto: Shutterstock / Finanças e Empreendedorismo

Criado através de uma iniciativa da Organização das Nações Unidas, o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino é um dos muitos avanços conquistados por mulheres ao longo dos séculos no que diz respeito à inserção de mulheres no mercado de trabalho. 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 9,3 milhões de mulheres estão atualmente à frente de seus negócios. E de acordo com a Rede Mulher Empreendedora, 40% dessas mulheres foram impulsionadas pela pandemia. 

Ainda assim, há muito trabalho pela frente! Principalmente porque, toda mulher pode ser uma empreendedora de sucesso. Então, confira dicas para começar a sua jornada e ser uma mulher bem-sucedida.

1. Conheça muito bem o seu mercado de atuação

Em primeiro lugar, para ser uma empreendedora de sucesso é necessário conhecimento. E conhecer de forma profunda o seu nicho de mercado pode trazer a você importantes reflexões sobre qual solução você precisa vender para os demais.

Infelizmente, é comum encontrar bons negócios que fracassaram por serem rasos demais. Por isso, conhecimento nunca é demais! Além de se debruçar sobre a sua área de atuação, absorva conhecimentos sobre gestão financeira e administração, que são estudos importantes para qualquer tipo de negócio.

Ah, e não deixe para trás também a sua experiência como pessoa. Conhecimentos de vivência são essenciais para que o seu empreendimento dê certo.

2. Seja paciente e tenha confiança!

Os primeiros anos de um negócio, são, normalmente, os mais difíceis. Isso porque, é possível que a sua ideia inicial não vá para frente, precise ser aprimorada ou reajustada de acordo com o público-alvo.

Sendo assim, é importante que você seja paciente e tenha confiança acerca de seu trabalho. Use a seu favor táticas para que o seu negócio cresça e você se torne uma empreendedora de sucesso. 

Outra referência importante para saber se o seu negócio está dando certo é justamente usar os números. Tenha consigo formas de mensurar: como números de vendas, alcance nas redes sociais ou outras métricas que considere relevantes.

3. Crie um plano de negócios

O plano de negócios é uma ferramenta que não deve ser deixada de lado na jornada do seu empreendimento. Afinal, é ele quem vai te orientar em quais caminhos a sua empresa vai ou pretende trilhar.

Lembre-se que é fundamental que o seu plano de negócios possua:

  • objetivos da sua empresa;
  • análise de mercado;
  • perspectivas de crescimento; 
  • planejamentos essenciais (estratégico, tributário e financeiro).

Ou seja, para ser uma empreendedora de sucesso, é importante aliar conhecimentos teóricos à sua paixão. Assim, o seu negócio pode prosperar com mais facilidade.

4. Mantenha-se atualizada

Como mencionado anteriormente, conhecimento nunca é demais. Então como uma futura empreendedora de sucesso, é necessário estar antenada às novidades, não importa quais sejam elas.

Além de atualizações da sua área de atuação, vale também realizar atualizações profissionais como cursos e especializações, além das próprias atualizações nas áreas de gestão, administração e contabilidade.

5. Cuide de si mesma!

Você sabia que as mulheres são as que mais sofrem com a chamada "Síndrome do Impostor"? Pois é! A síndrome do impostor aparece em momentos de auto exigência exagerada que faz muitas mulheres se sentirem menos qualificadas, causando grande impacto em suas vidas profissionais e pessoais.

Nesse sentido, você não pode deixar de lado os seus sentimentos e fingir que eles não existem só porque está à frente de seu próprio negócio. E você como empreendedora precisa estar com a mente preparada para os desafios que podem surgir. 

Além disso, é válido que você não se deixe ser sugada pela sua própria empresa. É claro que ser dona do seu próprio negócio exige tempo, mas isso não significa que a sua existência precisa ser anulada. Lembre-se que nenhum CNPJ vale um AVC

Por fim, cuide da sua saúde mental, das suas emoções e também da sua saúde física. Até porque, para ser uma empreendedora de sucesso é preciso força de vontade!

Finanças e Empreendedorismo
Publicidade
Publicidade