PUBLICIDADE

Como ser um palestrante de sucesso – 7 Passos

Separei 7 passos essenciais para ter sucesso na construção de uma oratória convincente. Confira!

11 mar 2020 - 08h00
Compartilhar
Exibir comentários

Speaker, como vai?

Ser um palestrante é um objetivo de muitos profissionais, principalmente porque essa atividade conta com a chance de inspirar um grande número de pessoas, o que possibilita a oportunidade de transmitir conhecimentos, motivar e persuadir.

Justamente por esse contato direto com o público, dominar as técnicas de oratória e direcioná-las para uma boa comunicação interpessoal é um item indispensável a todos que querem se aperfeiçoar e se estabilizar nessa profissão.

Pensando nisso, e sabendo que ser um bom palestrante caminha lado a lado com ser um bom comunicador, separei 7 passos essenciais para ter sucesso nesse empreendimento. Confira!

1. Estabeleça a sua área de interesse

O primeiro passo para ser um palestrante de sucesso é, com certeza, ter claro o seu tema de interesse, isto é, aquilo sobre qual assunto você quer falar e em qual nicho isso se inclui. Há, por exemplo, palestrantes motivacionais ou aqueles que se dedicam a transmitir algum conhecimento técnico ou empírico que possuem.

Sendo assim, antes de mais nada, pense no que desperta o seu entusiasmo. Afinal, é muito mais fácil inspirar os demais se sentimos paixão por aquilo que defendemos, se realmente acreditamos na mensagem que transmitimos.

2. Planeje a sua palestra profissional

Definida a área de interesse, é hora de pensar em uma palestra e garantir que ela tenha a qualidade profissional. Para isso, você pode começar escrevendo um brainstorm com suas ideias principais. Aos poucos, vá selecionando aquelas que julgar mais interessantes e crie uma narrativa para expressá-las.

Para criar essa narrativa, é indicado pensar em um roteiro escrito com a sua palestra, organizando o conteúdo em introdução, desenvolvimento e conclusão. Nesse roteiro, trate de pensar na forma como expressará suas ideias e argumentos, a fim de lograr que a sua palestra seja, ao mesmo tempo, interessante e útil aos demais.

3. Defina o seu público-alvo

Tanto para definir a sua abordagem quanto para tomar diversas decisões ligadas à sua palestra, é preciso definir o seu público-alvo. Com quem você quer dialogar? O que essas pessoas têm em comum? Qual a melhor maneira de chegar até elas?

Pensar em tudo isso é uma forma de direcionar os seus próximos passos, mantendo bem explicito qual é o seu perfil como palestrante e quais são seus objetivos principais ao se apresentar para as pessoas.

4. Desenvolva a sua comunicação interpessoal

Como eu já disse, ser um bom comunicador é um requisito central para ter sucesso como palestrante. Afinal, o contato com o público e a presença em situações de exposição de fala são elementos constantes na rotina desses profissionais.

Assim, um dos sete passos centrais para ser um palestrante de sucesso é investir na própria comunicação. É preciso saber transmitir o conteúdo de um jeito que chame a atenção das pessoas e, mais que isso, que seja realmente inspirador.

5. Impulsione a sua imagem pessoal

A imagem pessoal é outro elemento central na carreira de um palestrante de sucesso. Para compreender por quais motivos isso acontece, basta pensar que o palestrante é um formador de opinião, um líder. Logo, precisa transmitir uma imagem confiável e segura.

No que se refere à imagem pessoal, compreender que existe uma dinâmica não falada em todas as situações de exposição de fala é importante. O que isso quer dizer? Que, além de pensar em um bom conteúdo e em como transmiti-lo, é necessário, ainda, dominar a linguagem não-verbal, incluindo a voz, a postura, os gestos, olhares e expressões faciais.

6. Crie uma estratégia para divulgar o seu trabalho

Para atingir o seu público (aquele que foi definido no passo 3), será preciso pensar em um plano estratégico, incluindo uma boa presença na web e uma boa rede de contatos (o famoso networking).

Não é à toa que esse passo ocupa o sexto lugar no nosso ranking: para criar uma estratégia que realmente seja eficiente, aspectos como a área à qual se quer dedicar (sobre o que você quer falar) e o público-alvo precisam estar bem definidos.

7. Saiba gravar vídeos para as redes sociais

Pensando na internet como um dos principais meios de comunicação, saber gravar vídeos é uma habilidade importante para dar impulso à carreira de palestrante. Muitos dos profissionais que hoje se destacam nesse ramo começaram suas trajetórias pela internet, com canais de vídeos que despertaram a atenção do público.

Saber gravar vídeos significa pensar em um conteúdo próprio para esse tipo de mídia, que retenha a atenção das pessoas a cada frame. Outros saberes, como definir enquadramento e cenário, também se fazem importantíssimos.

Precisa de ajuda para impulsionar a sua comunicação interpessoal? Fale com a gente!

Fonte:

https://www.thespeaker.com.br/como-falar-bem/

The Speaker
Compartilhar
Publicidade
Publicidade