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Como eliminar vícios na comunicação e impulsionar a execução de projetos na empresa?

Vença os vícios na comunicação e evite as graves consequências tanto a curto quanto a longo prazo.

27 fev 2019 - 07h00
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Speakers! Como vocês estão?

Se pensarmos nas empresas como uma grande rede de setores independentes, é a comunicação a responsável por ligar cada um desses setores para que funcionem em conjunto.

Quando algo falha nesse processo, devido aos chamados vícios na comunicação, as consequências podem ser graves, tanto a curto quanto a longo prazo.

Com um plano de ações estratégico, é possível eliminar esses vícios, impulsionando a execução de projetos e o rendimento da empresa como um todo. Neste artigo, falo sobre algumas técnicas para isso. Confira e saiba o que fazer para melhorar a comunicação interna na sua empresa!

Foto: Shutterstock

Ouça antes de falar

Muitos vícios na comunicação – tanto corporativa quanto em outros ambientes – acontecem porque as pessoas simplesmente não ouvem as demais. Em espaços corporativos, o hábito de ouvir antes de falar é essencial para evitar vícios na comunicação.

Quando ouvimos antes de falar, evitamos conclusões equivocadas, baseadas em rumores. Além disso, e especialmente no diálogo com clientes, prestar atenção no que o outro diz é uma forma de compreender suas necessidades e expectativas, fazendo com que seja mais fácil apresentar um projeto ou produto que realmente será aprovado.

Padronize os canais de comunicação

Falar com alguém hoje é muito mais fácil do que anos atrás, correto? Em poucos segundos, podemos enviar mensagens para um enorme de grupo de pessoas através das redes sociais ou dos e-mails.

Tanta agilidade, no entanto, demanda maior responsabilidade, sobretudo em espaços corporativos. Dessa forma, é fundamental padronizar um canal de comunicação no qual a mensagem que você deseja transmitir realmente chegue a todos – e sem distorções pelo caminho.

Dê feedbacks assertivos

Um vício de comunicação bastante comum em empresas é o feedback pouco assertivo, que deixa espaços para ruídos entre colaboradores e líderes. Evitar se ater a aspectos pessoais e focar em resultados (não apenas na performance do profissional) são cuidados que evitam esse tipo de problema.

Durante o feedback, atenha-se para a intenção principal, que é a de auxiliar o profissional a melhorar seu rendimento, seja propondo novas abordagens ou mesmo criando alternativas para solucionar problemas recorrentes.

Tenha cuidado redobrado no diálogo com clientes

Os vícios na comunicação interna causam problemas ainda maiores quando geram consequências na relação com clientes. Por essa razão, durante o diálogo com clientes, a atenção deve ser redobrada.

Quando mais de um profissional mantem contato com um cliente sobre o mesmo projeto, é indispensável que não existam contradições entre o que um e outro dizem. Se essas contradições existem, toda a confiabilidade da empresa pode ser colocada em xeque, prejudicando a parceria com novos clientes e a execução de projetos com clientes atuais.

Uma das formas de evitar esses problemas é investir na comunicação da equipe, proporcionando ferramentas que padronizem o discurso dos profissionais que representam a empresa para que todos possam apresentar a marca e seus projetos de forma similar, coerente e assertiva.

Proponha projetos com equipes multidisciplinares

As equipes multidisciplinares, cada vez mais presentes no ambiente corporativo, têm muitos desafios, sendo que um dos principais é o diálogo de profissionais de áreas diferentes, com formas de expressar e ideias também distintas.

Mesmo que existam desafios, esse tipo de equipe pode impulsionar a comunicação interna da empresa, já que a execução do projeto acontece através da intervenção direta de profissionais de setores diferentes. Com isso, elimina-se bastante os ruídos na comunicação, padronizando o diálogo com clientes sobre os mais diversos aspectos (econômico e criativo, por exemplo).

Para que isso aconteça, repito, é fundamental que a equipe saiba dialogar entre si e que os profissionais superem o desafio de falar com outros colaboradores de áreas diferentes.

Eliminar vícios na comunicação às vezes exige mudanças significativas dentro da empresa, dependendo do contexto e da forma como essa comunicação interna vem acontecendo.

Um curso de oratória in company é uma das formas mais eficazes de incluir essas modificações, trazendo impactos positivos para todos os setores e impulsionando, assim, a execução de projetos e rendimentos.

Fonte:

www.thespeaker.com.br

The Speaker
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