PUBLICIDADE

Blog The Speaker

Torcendo pelo Brasil na Copa? Cuidado com a sua voz!

Na nossa conversa de hoje, separei algumas dicas para quem não quer chegar à final da Copa sem voz!

25 jun 2018 - 06h00
Compartilhar
Exibir comentários

Olá, Speakers!

A Copa do Mundo de Futebol começou e, desde então, o assunto está bombardeando as redes sociais, a televisão, o bate-papo com amigos...

Antes da abertura da competição, a grande polêmica era se os brasileiros estavam ou não estavam no clima de copa. Depois do jogo da seleção, no entanto, parece que o tal clima está ganhando força e os torcedores já mudam a rotina para acompanhar os jogos do Brasil e torcer pelo tão desejado hexacampeonato.

Há quem goste da copa e há quem não goste. Para aqueles que decidiram se jogar de cabeça e torcer pela seleção, é preciso ter cuidado com as gritarias e festejos para não ficar sem voz ou sofrer com dores de garganta após os jogos.

Na nossa conversa de hoje, separei algumas dicas para quem não quer chegar à final da Copa sem voz. Já imaginaram não poder comemorar um gol na final porque a garganta está dolorida? Ninguém quer isso, não é mesmo? Então, vejamos quais são os cuidados que devemos ter com a nossa voz durante a Copa!

Foto: Shutterstock

Tomar bastante água ajuda a prevenir dores de garganta

Seja para comemorar um gol, “secar” o adversário ou xingar o juiz: os torcedores costumam gritar bastante durante uma partida de futebol. Com isso, ao usar um volume muito alto (e por muito tempo, já que o jogo dura 90 minutos), as pregas vocais acabam ressecadas, aumentando as chances de dores e rouquidões.

Para prevenir esses problemas e evitar dores de garganta, é importante tomar bastante líquido. Vale lembrar que, quando digo “tomar bastante líquido”, me refiro a bebidas saudáveis, como água ou suco. Bebidas alcóolicas em excesso, como veremos a seguir, não é a melhor opção para a garganta!

Outra dica importante é optar por bebidas que não estejam muito geladas, já que, quando muito frias, também fazem mal à garganta.

Aquecer a voz antes do jogo é uma boa forma de cuidar da garganta

O que muita gente pensa ser “frescura” é, na verdade, uma ferramenta eficaz para prevenir dores de garganta e outros mal-estares, como rouquidão ou perda da voz.

Dedicar um tempo para fazer um aquecimento vocal antes dos jogos fará uma grande diferença, não tenha dúvidas!

Não é preciso passar horas aquecendo a voz, nem mesmo fazer exercícios muito complexos. Com algumas técnicas simples, os torcedores podem aquecer as cordas vocais e, sem dúvidas, conseguirão desfrutar dos jogos de uma forma melhor e mais intensa.

Algumas técnicas simples para aquecer a voz são:

- Emitir som de “bbbrrrr” ou “zzzzz”, vibrando os lábios;

- Emitir o som de “tttrrrr”, vibrando a língua;

- Fazer exercícios de mastigação;

- Inspirar e provocar bocejos, fazendo sons de “O” ou “A”.

Antes do jogo começar, tente fazer alguns desses exercícios. Lembre-se: se o Brasil chegar à final, serão sete jogos! É preciso cuidar da garganta para conseguir chegar até lá com a voz intacta.

Atenção com as bebidas alcóolicas!

Nesta copa, nem todos os horários dos jogos do Brasil são os melhores para uma cerveja com os amigos, não é verdade?  Ainda assim, muita gente acaba recorrendo às cervejas geladas para animar mais a torcida e isso pode ser prejudicial à voz.

Já sei que a Copa do Mundo acontece apenas de quatro em quatro anos e que vale a pena aproveitar tudo ao máximo, Speakers. No entanto, ingerir bebidas alcoólicas em excesso ou muito geladas é uma prática que aumenta os riscos de rouquidão, perda de voz e dores na garganta...

Isso acontece por diversos motivos. Um deles é que as bebidas alcóolicas têm um efeito anestésico nas cordas vocais. Com essas cordas “anestesiadas”, acabamos perdendo o controle sobre a intensidade que usamos a nossa voz, sem nos darmos conta que estamos causando mal para a nossa garganta.

Se você for beber cerveja ou outra bebida gelada, procure intercalar com copos de água à temperatura natural. Com isso, diminui os efeitos do álcool e das temperaturas baixas, correndo menos riscos de ficar sem voz ou ter dores de garganta depois do jogo.

Vale a pena lembrar, ainda, que as pastilhas de menta para dores de garganta não são a melhor opção para os torcedores que ficarem sem voz entre um jogo e outro. Elas apenas camuflam os sintomas do desgaste na garganta, o que, a longo prazo, é pior para a voz.

Estejam atentos a essas dicas de como cuidar da garganta durante os jogos e não fiquem sem voz para gritar os gols do Brasil!

Fonte:

www.thespeaker.com.br

The Speaker
Compartilhar
Publicidade
Publicidade