0

Você anda sentindo mais cansaço? Descubra se é a Zoom fatigue!

Rotina de reuniões online tem sido a razão pela qual muitos profissionais se sentem mais cansados. E há razões científicas para isso!

5 ago 2020
09h00
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Speaker!

Você tem sentido um cansaço maior do que o normal nos últimos tempos?

Há várias razões que podem estar ligadas a isso. A primeira delas é o contexto pelo qual estamos atravessando: uma pandemia. De uma forma ou de outra, todos estão sendo influenciados por isso, pelas incertezas e medos que naturalmente surgem.

Contudo, há outro motivo, mais prático e específico: a rotina de reuniões online! Muitos profissionais migraram para o home office e continuam nessa modalidade de trabalho, usando o digital como ferramenta para manter contato profissional.

Outros já voltaram a trabalhar presencialmente, mas intensificaram o diálogo com clientes através do digital, aumentando os relacionamentos “tela a tela” e, consequentemente, o tempo no qual permanecem em frente ao computador.

As reuniões ou negociações online cansam mais. Há, inclusive, um termo para isso: Zoom Fatigue!

Siga a leitura, veja se isso tem a ver com o seu cansaço e entenda como driblar esse problema! Vamos lá?

Foto: Shutterstock

Afinal, o que é a Zoom Fatigue?

Se você tem a sensação de que uma reunião online é mais cansativa do que a presencial, saiba que há razões cientificas que comprovam essa sua percepção. A exaustão depois de reuniões assim é real e chamada de Zoom Fatigue.

Mesmo estando em casa ou no escritório, o cansaço é, sim, acentuado. O motivo? As especificidades do digital exigem mais do nosso cérebro, mesmo que não nos demos conta disso explicitamente.

Vou explicar melhor, abordando algumas razões centrais ligadas à Zoom Fatigue:

É mais difícil interpretar a linguagem não-verbal

As pessoas não se expressam apenas através de palavrais, isto é, de signos verbais. E o nosso cérebro é ciente disso. Tanto é assim que, instintivamente, tentamos interpretar a dinâmica não-falada quando estamos com outras pessoas.

Esses sinais são, por exemplo, o tom de voz, um simples levantar de sobrancelha, a postura, se há bocejos, os gestos... Quanto mais conhecemos alguém, melhor interpretamos essas mensagens.

Mas a nossa mente tenta fazer isso a todo o tempo. No digital, vemos apenas uma imagem reduzida, geralmente em telas pequenas. Isso “força” o nosso cérebro a uma concentração maior na tentativa de interpretar sinais que não chegam claramente.

No online, não há um período de “aquecimento”

Pense nas últimas reuniões online das quais participou. Houve uma conversa paralela antes? Ou você e outros participantes foram “direto ao ponto”? É muito provável que seja a segunda opção.

Nas reuniões presenciais, os minutos prévios – enquanto as pessoas vão chegando, enquanto alguém prepara a parte técnica e por aí vai – é possível conversar assuntos paralelos, externos ao trabalho. E isso é importante, é como um “aquecimento”.

No online, por sua vez, vamos de uma situação confortável e relaxada (se estamos em casa, no home office) a uma outra que demanda maior concentração. Essa mudança brusca cansa – e muito!

O contato visual é praticamente constante

Um dos grandes motivos para a Zoom Fatigue é o simples fato de termos que permanecer o tempo todo com os olhos fixos na tela. Em reuniões presenciais, podemos desviar o olhar por algum tempo, sem que isso se torne um problema.

Nas calls, há uma espécie de etiqueta invisível que faz com que todos permaneçam com os olhos vidrados na tela o maior tempo possível. E isso é MUITO cansativo para o nosso cérebro, especialmente em reuniões com um grande número de participantes.

Você se deixa levar pelas distrações

Checar o e-mail ou as notificações do celular é comum em reuniões online. Afinal, grande parte das plataformas para vídeo-chamadas permite que os usuários visitem outras páginas simultaneamente, sem interromper o vídeo ou o microfone.

Com isso, acabamos fazendo mais de uma tarefa por vez. E isso cansa a nossa mente, fazendo com que gastemos mais energia, mesmo sem perceber! Uma das técnicas mais determinantes (e simples) para evitar o cansaço após reuniões é evitar distrações.

 

E aí, você está sofrendo com a Zoom Fatigue? Agora que você já se familiarizou com o termo, poderá tomar os cuidados necessários para diminuir essa sensação de exaustão!

 

Fonte:

www.thespeaker.com.br

Veja também:

Eldorado Expresso: Fome no Brasil
The Speaker
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade