1 evento ao vivo

Videoconferências para eventos corporativos: como organizar e participar?

Se você irá organizar ou participar de um evento corporativo online, saiba o que fazer e o que não fazer no ambiente digital.

31 ago 2020
08h00
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Oi, Speaker!

As videoconferências já fazem parte do cotidiano das empresas. O que, em um momento, era restrito a reuniões internas, passou a ter um protagonismo ainda maior. Agora, eventos corporativos no online são recorrentes!

É mais fácil ou mais difícil organizar e participar de um evento online? Bem, eu diria que é diferente!

O online tem especificidades que não existem no presencial. Da mesma forma, tem algumas normas e demandas que também são distintas.

Por isso mesmo, é preciso se adaptar e saber como agir nesse ambiente – tanto quem vai organizar o evento quanto quem fará parte dele...

Na nossa conversa de hoje, decidi abordar como se preparar para videoconferências de eventos corporativos! Confira!

Foto: Internet

Vou organizar uma videoconferência corporativa, o que fazer?

Primeiro, vamos ao que fazer para organizar um evento corporativo online:

- Definir a melhor plataforma

Há uma série de plataformas disponíveis para eventos e videoconferências online. Contudo, é importante pensar em qual delas se adapta melhor às suas necessidades. É a que permite uma maior interação? A que inclui um extenso número de presentes?

Definir a plataforma correta é fundamental. Afinal, ela será a ponte entre o seu evento e sua audiência. Fazer isso com uma antecedência considerável é um cuidado a se ter em mente.

- Organizar a programação

Como você planejaria um evento presencial? Provavelmente, estabeleceria a ordem de cada apresentação, os minutos de intervalo, as falas de abertura e encerramento, não é verdade?

Por que no online seria diferente? A organização da programação do seu evento é tão determinante quanto no presencial. É preciso fazer isso e informar às pessoas para que possam se programar e, de fato, assistir ao evento.

- Preparar a parte técnica

O evento será gravado em um estúdio, um palco, uma sala de conferências? Será feito totalmente online, com cada palestrante apresentando desde suas casas?

Essa é a pergunta central e que permitirá uma série de passos para a videoconferência. Nas últimas semanas, vêm acontecendo as conferências politicas nos Estados Unidos. Algumas delas foram inteiramente online: as pessoas transmitiram sua fala desde casa.

Em outras, por sua vez, foi armado um pequeno palco, simulando uma apresentação presencial. Essa apresentação, então, foi transmitida ao vivo para os outros participantes.

Entenda qual é o melhor formato para você e sua empresa!

Vou participar uma videoconferência corporativa, o que fazer?

Para participar de um evento corporativo online, como palestrante, orador ou afins, é importante:

- Adaptar o discurso para a agilidade do online

O online tem um imediatismo que, no presencial, é muito mais sutil. Essa “pressa”, por assim dizer, está ligada a uma série de questões, como, por exemplo, o fato de que situações de exposição no online cansam mais.

Se você irá se apresentar em uma conferência online, é importante adaptar o seu conteúdo. Não significa apenas reduzir a sua duração, mas também pensar em frases mais curtas, pausas mais frequentes e formas de interação.

É importante, ainda, ser bem assertivo e garantir que cada frame da sua fala seja relevante.

- Utilizar as ferramentas digitais a seu favor

Como eu disse no começo deste post, discutir se um evento online é melhor ou pior do que um presencial é uma grande perda de energia. Eventos e situações de fala no digital tendem a ser ainda mais protagonistas no futuro.

Que tal, então, evitar comparações e se concentrar na familiarização com esse formato? E mais: entender de que forma as suas ferramentas digitais podem impulsionar a sua fala?

Conheça as ferramentas do digital. Saiba utilizá-las. Faça com que elas sejam parte do seu conteúdo e da sua estratégia de persuasão!

- Aprimorar a sua oratória com foco no digital

Como fica a oratória em um evento online? Bem, é preciso pensar que, no digital, as preocupações em relação à linguagem não-verbal são diferentes. O “como me movo no palco?” pode ser substituído pelo “como me posicionar em frente à câmera?”.

A oratória no digital continua se baseando em três pilares centrais: a expressão corporal, a expressão vocal e o conteúdo. Para aprimorar esses três eixos principais, com foco no online, é importante investir nas suas habilidades de comunicação.

No seu poder de fala. Na sua capacidade de se adaptar aos mais diversos contextos e exigências do contexto atual. Se prepare!

 

Fonte:

www.thespeaker.com.br

 

Veja também:

Eldorado Expresso: Fome no Brasil
The Speaker
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade