PUBLICIDADE

Terá uma apresentação em público em breve? Faça estas perguntas para se sair melhor

Fazer as perguntas corretas sobre o público, o evento e o conteúdo permite que você trace as melhores estratégias para uma fala de impacto.

7 jun 2021 08h00
ver comentários
Publicidade

Oi, Speaker!

As apresentações em público presenciais acontecem cem uma frequência muito menor que antes, por todo o contexto atual.

Isso não significa, contudo, que perderam a relevância. Aliás, é exatamente o contrário: por serem realizadas em momentos de mais importância, acabam tendo uma relevância muito maior.

Aproveitar a oportunidade de falar em público presencialmente e também ser capaz de realizar boas apresentações no online é necessário para todos os profissionais.

Para isso, é fundamental fazer as perguntas corretas e se informar sobre o seu público, o evento e o conteúdo. Veja mais a seguir!

Foto: Internet

O que você deve saber sobre o público?

Imagine que você é um médico e terá duas apresentações em público. A primeira delas será para outros médicos. Já a segunda será para estudantes do ensino médio. Me diga: a sua abordagem seria a mesma nas duas apresentações? Não! 

As características do público precisam ser consideradas nas etapas de planejamento de uma apresentação, seja qual for a sua área ou o tema da sua fala. Afinal, conhecer bem o seu público é um dos requisitos para traçar as melhores estratégias.

4 perguntas são indispensáveis para conhecer seu público. São elas:

  • - Quantas pessoas são?
  • - Qual a faixa etária média?
  • - Qual é o nível socioeconômico médio?
  • - O quanto as pessoas sabem sobre o assunto que vou abordar?

Com essas informações, você poderá definir melhor requisitos centrais da apresentação, por exemplo: a linguagem, as formas de criar interação, os recursos tecnológicos e tantos outros.

Perguntas sobre o evento: quais são elas?

Assim como cada público tem suas especificidades, cada evento também. Nos presenciais, o palco, o projetor, a localização do público, o microfone... tudo isso muda muito de lugar a lugar.

Nas apresentações online, o tempo de fala, a plataforma que você irá utilizar e, até mesmo, o posicionamento que outros palestrantes adotarão serão fatores a se considerar.

Para evitar problemas técnicos e surpresas pouco agradáveis, faça as seguintes perguntas sobre o evento: 

  • - Qual é o tipo de microfone disponível?
  • - Posso visitar o espaço antes da apresentação?
  • - Caso não seja possível a visita, podem mandar uma foto do espaço?
  • - Posso levar meu próprio material (notebook, laser pointer, entre outros)?

As informações que você coletará ao fazer essas perguntas darão mais segurança para que você utilize as especificidades técnicas a seu favor e se adapte às condições do evento.

3 perguntas centrais quanto ao conteúdo: quais são?

Pensemos, outra vez, em uma situação hipotética. Você foi convidado para se apresentar em um evento sobre comunicação e decide falar sobre comunicação digital. Acontece que o comunicador que se apresentou antes teve a mesma ideia.

Como o público reagiria? Provavelmente, quando chegasse a sua vez de falar, muitos sequer permaneceriam no local para te ouvir. Ou, se ficassem, teriam menos interesse na sua fala, por melhor que ela fosse.

Então, as três perguntas chave sobre o conteúdo são:

  • - Qual é objetivo da apresentação?
  • - Qual emoção eu desejo provocar na audiência?
  • - Se outros comunicadores participam do evento, sobre o que eles falam?

Esses questionamentos serão um guia para você definir todos os aspectos do seu conteúdo: desde o tema central até a maneira como você irá transmitir a sua mensagem.

Fazer as perguntas certas é, portanto, um dos passos para elaborar bem a sua fala, tendo atenção ao evento e às características do seu público. Além desse cuidado, praticar a sua apresentação será determinante para um bom resultado.

Precisa de ajuda para aprimorar e desenvolver habilidades de oratória? Considere um treinamento com especialistas em comunicação!

Fonte:

https://www.thespeaker.com.br/escrever-ensaiar-discurso/

The Speaker
Publicidade
Publicidade