1 evento ao vivo

Sete passos para falar como um líder

25 set 2017
10h24
  • separator
  • comentários

Speakers! Como vocês estão?

Veja dicas de como agir durante uma apresentação para falar como líder.
Veja dicas de como agir durante uma apresentação para falar como líder.
Foto: Getty Images

Já ouviram a frase “os líderes falam e os falantes lideram”? Se ainda não, saibam que essa é a pura verdade. Desde sempre (e, hoje, ainda mais), para ser um grande líder é preciso falar bem e, ao mesmo tempo, para ser um bom comunicador é preciso falar com liderança.

Ficou confuso? Calma, Speakers! O que quero dizer é: um bom líder deve saber usar bem a oratória. E, nós, como comunicadores, devemos sempre procurar falar com liderança, mostrando domínio e segurança na hora de nos apresentarmos em público.

É simples: se você está discursando em uma reunião de equipe, fazendo uma apresentação com seus clientes ou participando de uma conferência, você está liderando. Ou deveria estar.

Mas, afinal, de que forma transmitimos liderança quando falamos em público? Bom, assim como diversos outros aspectos da oratória, falar com liderança é uma habilidade e, logo, pode ser trabalhada em cada um de nós. Pensando nisso, separamos sete dicas de como agir durante uma apresentação para falar como líder. Veja só!

1. Demonstrar a confiança e o controle de um líder

Os ouvintes simplesmente estarão dispostos a acreditar no que você diz (e a comprar a sua ideia) se eles perceberem que você está confiante para falar sobre o assunto que se propôs. Toda essa confiança é demonstrada através de sua linguagem corporal. Então, mesmo que você se sinta nervoso por dentro, faça um esforço para transmitir segurança e autocontrole, ok? Faça contato visual, module a sua voz e mantenha a postura ereta!

2. Fazer uma boa introdução e uma boa conclusão

As partes mais importantes da sua palestra são a sua abertura e o encerramento. O comunicador Gary Genard costuma dizer que um discurso é como uma missão da NASA: “se ele for lançado com sucesso, tem uma boa chance de manter esse sucesso até o final”. Caso contrário, a “missão” termina logo.

Pense numa boa introdução, algo que desperte o interesse e a curiosidade do seu público. Para fechar, procure adotar um tom mais emotivo, mostrando como a sua ideia contribui para um mundo melhor!

3. Mova-se no palco de forma contundente

Aquela ideia de ficar parado no mesmo lugar durante toda a apresentação já está fora de moda. Lembre-se que a sua linguagem corporal é tão importante quanto o conteúdo da sua fala, ok?

Por outro lado, andar para lá e para cá no palco também não é o mais indicado. Procure encontrar um “círculo de domínio” no centro do palco e mova-se dentro dele. Isso gera maior empatia com todos da plateia e transmite uma sensação de liderança. Evite movimentos bruscos, gestos fracos ou repetitivos. Procure gesticular de forma contundente e que esteja relacionada ao que você está dizendo. Se você está falando sobre algo inovador, mostre ânimo e interesse através de sua linguagem corporal.

4. Fale com a Voz de um Líder

A sua voz é um recurso de liderança poderoso, Speakers. Por isso, devemos aprender a usar nossa voz para influenciar os outros. Encontre um volume confortável (nem muito alto, nem muito baixo) e procure variar o seu tom enquanto fala.

Não se esqueça de usar as pausas enquanto fala, elas também são super importantes. Mantenha a voz firme e fale com clareza. Lembre-se: no palco, você é o lider!

5. Seja claro e conciso

Falar muito não é sinônimo de falar bem, Speakers. O ideal é transmitir a sua ideia de forma direta e concisa para que o seu público não se canse de você e, no meio da apresentação, deixe de ouvir o que você tem a dizer.

Faça um roteiro com as palavras-chave do seu discurso, traçando um panorama de tudo o que você julga essencial falar. Depois disso, treine o seu discurso, prestando atenção ao tempo da sua fala. Opte por falas mais curtas: elas geralmente são mais impactantes e envolventes!

6. Use a técnica da Storytelling

Quando você fala sobre determinado assunto, está, na verdade, contando uma história. Fatos e dados informam, mas o que um bom comunicador – e um líder – realmente precisa é chegar ao coração das pessoas.

Não importa o tema da sua apresentação, sempre que possível, apresente esse tema através de uma história. É comprovado cientificamente que as pessoas tomam decisões baseadas em suas emoções (mais que na razão), por isso, se você quer inspirar o seu público, seja emotivo.

Use personagens com os quais as pessoas irão se identificar. Mostre um problema e, ao final, uma forma para resolvê-lo. Essa técnica é usada por grandes comunicadores, como Steve Jobs. Use a Storytelling você também!

7. Mostre sua paixão

Poucas coisas atraem tanto a atenção dos ouvintes quanto a paixão de um comunicador. Dificilmente podemos resistir a considerar um argumento, se o orador exibir suas crenças falando com entusiasmo.

Obviamente, não estamos falando de uma paixão romântica, não é Speakers? Também não estamos defendendo fanatismos ou a incapacidade de ouvir argumentos contrários. O que queremos dizer é: se importe!

Fale sobre algo que te inspire e, assim, você automaticamente será capaz de inspirar os outros. Se você fala sobre algo que não acredita, dificilmente terá uma boa apresentação.

Os líderes falam com paixão, com entusiasmo.Tudo isso é cativante!

Esses são algumas das dicas que o comunicador Gary Genard nos dá para falarmos como um líder. Se você quer conhecer outras dicas como essa, uma boa ideia é fazer algum curso com profissionais que entendem de oratória.

Veja também

 

The Speaker

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade