PUBLICIDADE

Blog The Speaker

Por que Gisele Bündchen brilhou na abertura do Rock in Rio?

Confira aqui os elementos de oratória que fizeram a plateia aplaudir com tanto entusiasmo a ex-modelo.

22 set 2017 - 14h25
Compartilhar
Exibir comentários

Gisele Bundchen é um ser humano iluminado. Depois de uma carreira de modelo de sucesso levando o Brasil para os quatro cantos do mundo, a modelo há tempos aproveita sua imagem para compartilhar uma mensagem a favor da preservação do meio ambiente, especialmente chamando atenção do mundo para o Brasil e a floresta Amazônica.

A modelo Gisele Bundchen (foto) fez emocionante discurso na abertura do Rock in Rio 2017
A modelo Gisele Bundchen (foto) fez emocionante discurso na abertura do Rock in Rio 2017
Foto: Dhavid Normando / Futura Press

Depois da polêmica lei "MP da grilagem" que Michel temer anunciou em Julho/2017, Gisele vem expressando sua opinião de maneira focada e convidando pessoas a atentarem para a necessidade de preservarmos nossos recursos naturais.

Em abertura do evento do Rock in Rio, Gisele proclamou um discurso para aproximadamente 100 mil pessoas chamando atenção não só para os desafios da preservação do meio ambiente, mas convocando as pessoas a conhecerem a participarem do seu projeto "Belive Earth".

Vamos falar um pouco agora sobre quais elementos Gisele utilizou em seu discurso que fez dele tão aplaudido pelo público e comentado pela mídia?

Assunto universal

Gisele fala sobre um assunto extremamente amplo e que afeta diretamente a vida de absolutamente todas as pessoas. "Meio ambiente" é um dos assuntos mais universais que existem. Qualquer pessoa, de qualquer idade, raça, etnia, nacionalidade, ou classe social deveria se importar com essa temática pois é algo que impacta a vida de todos. Ou seja, é um assunto de interesse de muita gente, logo, é algo que pode ser abordado em um festival como o Rock in Rio, que atrai pessoas tão diversas.

Quebra gelo

Logo no início Gisele faz uma brincadeira dizendo ao público que não se preocupem pois não vai cantar. A ideia de fazer algum tipo de brincadeira no início de uma apresentação é um recurso muitíssimo usado (para não dizer manjado), mas que parece funcionar ainda nos dias atuais. Trazer humor para o início de uma apresentação pode fazer com que tenhamos uma "empatia imediata” da plateia, e isto é algo que devemos buscar nos primeiros minutos de nosso discurso.

Mas atenção, esse tipo de recurso só deve ser utilizado em caso de pessoas naturalmente bem humoradas. Se você é alguém mais sério e "sisudo" no dia a dia, tome cuidado para não fazer uma piada no início e acabar parecendo algo forçado ou não natural. Se o assunto que você se propõe a falar forem “más notícias", este elemento também deve ser usado com atenção.

Palavras chave que conotam paixão e emoção

Gisele usa palavras como: sonho, paz, amor, respeito, igualdade. Seu discurso é recheado de palavras que conotam positividade, amor e sentimento. Isso faz com que seu discurso seja do tipo que além de emocionar, é capaz também de motivar as pessoas. Reparem que em todo o seu discurso não há uma só palavra negativa como raiva, ódio, medo ou coisas do gênero. Ao utilizar palavras positivas, Gisele consegue cativar o público para um problema sério, de forma leve.

Emoção ao falar

Em um momento de seu discurso, Gisele gagueja e tem dificuldade em segurar o choro, mostrando nitidamente o seu grau de envolvimento com o que está sendo dito. Resultado? Ao perceber sua emoção, a plateia aplaude com vigor e apoia a modelo para continuar seu discurso.

A emoção costuma ser bem-vinda em discursos como este da modelo, pois traz veracidade. Todos gostam de assistir discursos verdadeiros, que parecem expressar o que de fato o apresentador está sentindo. No caso específico deste discurso de Gisele, a emoção é parte fundamental, afinal, seu tema é algo capaz de tocar o coração das pessoas, dado que fala de natureza, preservação e meio ambiente.

Reparem que Gisele poderia ter trazido dados científicos para encorpar seu discurso, como mostrar alguns números que mostram o que está acontecendo em nossas florestas ou o quanto esta questão poderá ser prejudicial para nós no futuro, para alertar as pessoas de que isto é um problema grave. Mas a modelo opta por não utilizar dados racionais ou numéricos, mas ao invés disso, pautar todos seus argumentos no lado emocional do assunto.

Trazer uma perspectiva positiva sobre o futuro

Gisele fala sobre os seus sonhos, e sobre como ela imagina que as coisas poderiam ser. Seu discurso me fez lembrar um pouco o famosíssimo "I have a dream", de Martin Luther King, que diz sobre como ele imagina o futuro.

De novo, Gisele poderia ter descrito diversos problemas, e desafios que estamos enfrentando, ou mesmo trazido alarme sobre o quão grave é o desmatamento da Amazônia. Mas preferiu focar no futuro, em como imagina que as coisas poderiam ser, e como é importante que façamos algo hoje para que o futuro seja melhor. Dessa maneira faz seu discurso ser ainda mais motivacional e inspirador.

Bom, com esses elementos, não há dúvidas que Gisele conseguiu chamar a atenção, e divulgar sua nova plataforma de apoio à preservação do meio ambiente. Mais do que isso, com esse discurso, Gisele oficialmente consegue transformar a imagem de modelo em uma nova ativista, uma pessoa que está direcionando sua energia e sua imagem para defender uma causa nobre.

Com certeza deixou seus fãs curiosos sobre o que vem na sequência. Após seu discurso no Rock in Rio, esperamos ver cada vez mais Gisele falando sobre este tema, expondo suas ideias e utilizando sua imagem, que tem tanto destaque pelo mundo, para chamar a atenção das pessoas para algo tão fundamental, que é a conservação de nossos recursos naturais.

Clap, clap, clap! Parabéns, Gisele! Sabemos a dificuldade que é adquirir uma nova habilidade como a de expor suas ideias e compartilhar sua visão de mundo com os outros. Sua ousadia e coragem de falar diante de tantas pessoas ao vivo é algo inspirador. Esperamos vê-la cada vez mais fazendo discursos e dizendo ao mundo sua nova missão de vida: preservar o meio ambiente.

E para você que também está em nessa empreitada de expor suas ideias para o mundo: Saiba que para fazer isso é preciso estudo e preparação. Conte conosco!

Veja também

Descalça, Gisele Bündchen chora e canta com Ivete Sangalo:
The Speaker
Compartilhar
Publicidade
Publicidade