0

Por que falar bem em público é uma obrigação de todo líder?

Confira, neste artigo, os requisitos essenciais relacionados à oratória que devem estar presentes em um líder.

6 mai 2019
08h00
  • separator
  • comentários

Speakers! Como vocês estão?

As exigências do mercado de trabalho vão se transformando de tempos em tempos, já que, dependendo das mudanças que acontecem no mundo e na forma como as pessoas vivem suas vidas, também se modificam os requisitos para os profissionais das mais diversas áreas.

A internet – com ênfase para as redes sociais – trouxe impactos para o dia a dia das pessoas. Esse impacto não se limitou apenas ao universo pessoal, mas também trouxe consequências para o mercado de trabalho e para a formação das pessoas quanto à trajetória profissional.

Hoje, sabendo de tudo isso, é evidente que a comunicação, assim como a tecnologia, tem uma proporção muito maior do que antes. Saber utilizar as diversas plataformas e, mais que isso, utilizá-las para dialogar de forma eficiente com as pessoas é uma habilidade requerida em praticamente todos os âmbitos.

Assim, não é exagero nenhum dizer que falar bem em público é uma obrigação de todo líder, independente da área em que esse líder atua. Mas por que isso é assim? E o que significa ser um líder? É o que veremos na nossa conversa de hoje. Siga a leitura!

Foto: Shutterstock

O que é ser um líder nos dias de hoje?

Como definir o que é ser um líder hoje em dia? Será que ser chefe é sinônimo de ser líder? Não. O líder é alguém que consegue influenciar os demais, tanto pelo que diz quanto pelo que demonstra através de suas ações, sua postura, suas ideologias.

No universo corporativo, líderes comandam equipes com muitos outros profissionais, os liderados, e têm a missão de auxiliar tais profissionais no seu desenvolvimento e, consequentemente, no crescimento de todo o grupo de trabalho. Nem todo chefe é, de fato, um líder. Mas, para ocupar cargos de chefia ou administração, saber agir como um líder é um diferencial.

Sabendo o que é ser um líder, não é difícil entender por que falar bem é algo obrigatório em cargos e posições de liderança. Afinal, só é possível inspirar e influenciar os outros quando se sabe comunicar bem ideias e transmitir tudo o que se quer de forma eficiente.

Entender como um líder se comunica é uma das formas de aprimorar as próprias habilidades e, assim, agir com a mesma capacidade de diálogo e carisma. Vejamos, abaixo, alguns traços de um líder:

Transmitir confiança

Você se sentiria inspirado por alguém que não transmite confiança? Com certeza, não. Mesmo que saibamos do nosso potencial, é indispensável saber transmiti-lo aos demais.

O líder é alguém que logra esse objetivo e é capaz de ser percebido como um profissional confiável e bem preparado. Por isso, acaba inspirando quem está ao seu redor e consegue elevar os padrões e rendimento de toda a equipe.  

Ser claro e conciso

Falar muito não é sinônimo de falar bem. Um líder consegue transmitir suas ideias e pensamentos de forma direta e concisa para que os demais possam aceitar seus argumentos e se inspirar através deles.

Além disso, ser claro na hora de se comunicar com os demais é uma mostra de inteligência, calma e preparo. Quem não consegue estruturar o raciocínio acaba sendo confundido como quem não sabe o que quer dizer, mesmo que não seja esse o caso. Afinal, a forma como falamos é tão importante quanto o que se diz.

Falar de forma interessante e inspiradora

Poucas coisas atraem tanto a atenção dos ouvintes quanto o entusiasmo de um líder. Os líderes falam com paixão e mostram que realmente se importam com aquilo que dizem e acreditam em suas ideias e/ou argumentos.

Ao estarmos frente a frente com alguém assim, é muito difícil não nos inspirarmos. Podemos até não concordar com o conteúdo do que está sendo dito, mas é praticamente impossível não perceber e não se contagiar pela emoção de quem realmente acredita no que diz.

Dominar a linguagem não-verbal

A comunicação é apenas aquilo que se diz? Não. Não é apenas utilizando palavras que as pessoas se comunicam. Os gestos, o olhar, a postura, as expressões faciais e até mesmo o uso da voz também comunicam algo para os outros.

Por isso, além de saber o que quer dizer, é importante estar atento para todo o conjunto e garantir uma boa postura, o contato visual com as pessoas com as quais se dialoga e tudo mais que está relacionado à comunicação não-verbal.

 

Aprimorar a própria comunicação é a forma mais eficiente para inspirar as pessoas, melhorar o rendimento de nossas equipes de trabalho e as relações no nosso dia a dia. Falar como um líder não é apenas um requisito para quem ocupa cargos de liderança, mas, sim, uma habilidade indispensável para todos. Não se esqueça disso!

 

Fonte:

www.thespeaker.com.br

The Speaker
  • separator
  • comentários
publicidade