PUBLICIDADE

Blog The Speaker

Por que as pessoas não respondem minhas perguntas na reunião online?

Situações como essa podem ser embaraçosas. Saiba como evitar o silêncio na hora das perguntas.

22 ago 2020 - 15h37
(atualizado às 15h38)
Compartilhar
Exibir comentários

Oi, Speaker!

Chegou a hora da reunião online. Câmera preparada. Enquadramento ok. Microfone ligado. Você já planejou e preparou a sua pauta. Pensou, inclusive, nas perguntas que quer fazer. Mas, quando faz as perguntas: cri... cri... cri... Silêncio total?

Situações como essa podem ser embaraçosas. Primeiro, porque dá a impressão de que não estamos sendo ouvidos realmente, não é? Segundo, porque gera a sensação de que nossas perguntas não são levadas a sério. Que NÓS não somos levados a sério.

Mas, calma: há razões mais práticas pelas quais as pessoas podem não estar respondendo seus questionamentos online. Quer saber quais são? Então, continue a leitura!

Foto: Internet

Você não direcionou a sua pergunta a uma pessoa ou setor específicos

“E se essa pergunta não for pra mim?”

É isso que muitos profissionais pensam quando ouvem perguntas no online. Nas reuniões presenciais, um simples direcionamento na postura, nos gestos ou no olhar indica para quem estamos fazendo a pergunta. No online, não.

Por isso mesmo, nas calls, é imprescindível explicitar quem ou qual setor deve responder ao seu questionamento. Caso contrário, pode ser que ninguém se anime a fazer isso simplesmente pelo medo de a pergunta ter sido feita a outra pessoa.

Fica a dica: seja claro. Direcione sua pergunta. A dinâmica não falada do online é muito diferente: adapte-se a isso!

Você não deixou suficientemente claro o que está querendo saber

Você já parou para pensar que suas perguntas podem não ser claras o suficiente? Esse é um dos motivos que podem fazer com que seus questionamentos sejam ignorados nas reuniões online.

É importante fazer perguntas de uma maneira clara, esclarecendo o que, de fato, você quer saber. Isso fará com que responder ao seu questionamento seja uma tarefa muito mais fácil para os demais, ok?

Lembre-se de:

- Fazer perguntas curtas e diretas

- Fazer uma pergunta de cada vez

Você não avisou sobre a importância da participação no início do encontro

“Poxa, Lívia, sério que tenho que avisar sobre a importância da participação?” Seríssimo, Speaker!

Quando se trata da comunicação – e do online especificamente – é importante repensar em tudo que consideramos “óbvio”. O que é tão óbvio para nós pode não ser para os outros...

Além disso, reforçar a importância da interação, das perguntas e da participação como um todo é uma estratégia eficaz para reter a atenção das pessoas em situações de exposição de fala, incluindo, claro, as reuniões online.

Sendo assim, na sua próxima reunião, inicie avisando que você fará perguntas, peça às pessoas para fazerem anotações, ressalte a ideia de que a interação é importante. Que a reunião não é um monólogo onde apenas você fala.

A seguir, veremos alguns cuidados e ações importantes para impulsionar a sua comunicação no online.

Como aprimorar minha comunicação no ambiente online?

Entender que há diferenças no online é um dos passos iniciais para desenvolver esse tipo específico de comunicação. Afinal, essas diferenças impactam na maneira como devemos comunicar, sabendo que o eficaz no presencial nem sempre é no digital.

Nesse sentido, é importante:

- Adaptar o seu conteúdo: uma fala mais curta e direta é mais eficiente no online;

- Atentar-se para o técnico: um bom áudio, boa luz e bom enquadramento também interferem no quanto você desperta e retém a atenção das pessoas;

- Evitar distrações: checar o seu e-mail ou outras abas durante uma reunião online atrapalha a organização do seu raciocínio;

- Fazer um roteiro: tanto no presencial quanto no online, um roteiro para guiar a sua fala é importante se irá dirigir uma reunião.

Vale a pena destacar, ainda, que reuniões feitas em plataformas digitais tendem a ser mais exaustivas do que as presenciais. Por isso mesmo, também é importante definir um tempo de duração para o encontro e que ele não seja excessivo.

Viu? A falta de respostas para as suas perguntas pode ser facilmente resolvida se você aplicar as dicas das quais falamos aqui!

Tem dúvidas sobre a comunicação no ambiente digital? Entre em contato comigo e vamos conversar!

Fonte:

www.thespeaker.com.br 

The Speaker
Compartilhar
Publicidade
Publicidade