2 eventos ao vivo

Os riscos da má comunicação entre equipes

Neste artigo, vou compartilhar com vocês alguns dos principais riscos da má comunicação entre equipes. Vamos lá?

16 jan 2019
07h00
  • separator
  • comentários

Speakers! Tudo bem?

Um dos problemas que merece estar na lista das prioridades do que solucionar neste novo ano é, ou deveria ser, aprimorar a comunicação entre colaboradores e equipes. Afinal, um diálogo pouco eficiente entre setores de uma mesma empresa traz riscos consideráveis para o bom funcionamento e crescimento de toda a marca.

Neste artigo, vou compartilhar com vocês alguns dos principais riscos da má comunicação entre equipes. Vamos lá?

Foto: Shutterstock

1. Reuniões extensas e pouco eficazes

Colaboradores de empresas das mais diversas áreas concordam: um dos maiores problemas do universo corporativo é, justamente, a típica reunião longa e pouco (ou nada) eficaz.

Reuniões desse tipo, que demoram, às vezes, horas, são um empecilho para o desenvolvimento de projetos e crescimento da empresa. Além de demandarem um gasto de tempo e energia, não costumam trazer soluções eficientes para as discussões abordadas entre colaboradores, equipes, líderes e liderados.

A má comunicação entre equipes é uma das razões para reuniões assim. Afinal, quando existem problemas de comunicação, a dificuldade de ir direto ao ponto, abordando o assunto de um modo assertivo, se faz sentir.

2. Dificuldades em executar projetos

Se você já está inserido no dia a dia corporativo, provavelmente está acostumado com o fato de que, hoje, grande parte dos projetos é executada por equipes multidisciplinares, com profissionais de diversas áreas trabalhando juntos.

A comunicação entre profissionais de uma mesma área já demanda, por si só, a dedicação de cada membro da equipe. No entanto, quando pensamos em equipes multidisciplinares, os desafios são ainda maiores, já que cada profissional tem um saber diferenciado e uma forma de se comunicar também distinta.

Sendo assim, a má comunicação entre equipes acaba interferindo negativamente na execução de projetos, o que, a curto ou a longo prazo, gera grandes problemas para a empresa e seus colaboradores.

3. Discursos antagônicos entre profissionais de um mesmo setor

Alinhar o discurso de colaboradores envolvidos em um mesmo projeto é muito importante, especialmente se esses colaboradores mantêm diálogo com os clientes e/ou investidores envolvidos nessa iniciativa.

Imaginemos o seguinte: uma equipe composta por vários colaboradores desenvolve um determinado projeto. Nas reuniões, os clientes tiram dúvidas, exploram possibilidades, questionam e procuram entender os gastos investidos. Se, nesse diálogo entre a empresa, representada pelos seus colaboradores, e seus clientes, não há um alinhamento da fala dos profissionais, qual segurança os clientes terão? Nenhuma, não é?

Discursos não alinhados acabam minando a relação entre empresa e clientes. Em situações mais graves, uma informação equivocada (sobre finanças, por exemplo) pode, até mesmo, colocar em risco a finalização do projeto.

Como prevenir esses riscos? Aprimorando a comunicação entre equipes e seus colaboradores.

4. Conflitos acabam se transformando em confrontos

A falta de diálogo – ou o diálogo pouco eficiente – é, desde sempre, uma das principais causas para confrontos entre as pessoas, seja dentro ou fora do ambiente profissional.

Entre equipes de trabalho, a má comunicação acaba fazendo com que conflitos de ideias, comuns no planejamento e na execução dos mais variados projetos, se tornem confrontos entre os próprios profissionais.

Quando isso acontece, a discussão pautada em argumentos, que é a chave para o bom desenvolvimento de uma equipe, dá lugar para confrontos de cunho pessoal, que comprometem seriamente o funcionamento da equipe e, consequentemente, a conclusão de tarefas.

Dessa forma, ao investir em uma comunicação assertiva, o que a empresa faz é diminuir os riscos que as falhas de comunicação trazem consigo. Em outras palavras, quanto mais claro os colaboradores conseguem dialogar e abordar assuntos profissionais, menores são os riscos de que surjam confrontos entre eles, dentro das equipes de trabalho.

 

Por esses e outros motivos, aprimorar a comunicação dos colaboradores da empresa merece estar na lista de prioridades para este novo ano. Ao investir na melhora da comunicação interna, os resultados positivos aparecerão de forma notável. Pensem nisso!

 

Fonte:

www.thespeaker.com.br

 

Fonte: Equipe portal
  • separator
  • comentários
publicidade