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Os processos seletivos mudaram: conheça a Conceito 3W e entenda o que a Comunicação tem a ver com tudo isso!

Os processos seletivos já não são os mesmos, mas o que mudou?

28 set 2020
08h00
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Olá, Speaker!

Nome Completo. Endereço. Formação profissional. Experiências. Tudo isso escrito em letras tamanho 12, em uma folha de papel A4: o famoso (e ultrapassado) currículo.

É isso mesmo: embora ainda existam, os tradicionais Currículos Vitae já não são o centro das atenções nos processos seletivos. Agora, em um mercado que valoriza, cada vez mais, as soft skills, há maneiras mais inteligentes e humanizadas de recrutamento.

O que a comunicação tem a ver com tudo isso? Como saber se você está preparado para todas essas mudanças do cenário atual?

Conversei com a Karine Cavalcanti, da Conceito 3W, para entender melhor tudo isso. E mais: eu mesma, aqui na The Speaker, contratei novos colaboradores através da Conceito 3W. Saiba mais!

Foto: Internet

Os processos seletivos já não são os mesmos, mas o que mudou?

Amontoar pilhas e pilhas de currículo em cima de uma das mesas do setor de RH já é algo inusual. Mas a verdade é que essa está longe de ser a única mudança nos processos seletivos.

Hoje, com as redes sociais (como o LinkedIn) e outras ferramentas digitais, há outras maneiras de apresentar um currículo e resumir todas as chamadas “hard skills”, habilidades técnicas, ligadas a um saber e a uma profissão específicos.

O que vem mudando com ainda mais força, contudo, é a valorização das soft skills, competências intrínsecas à inteligência emocional e que não podem ser explicitadas em um simples currículo. Por exemplo:

- Pensamento criativo

- Proatividade

- Empatia

- Capacidade de comunicação

- Escuta ativa

Justamente por valorizarem mais essas habilidades, as empresas buscam profissionais com outras características. Para encontrá-los, o recrutamento de novos colaboradores também vem mudando.

A seguir, veja o caso da Conceito 3W.

Recrutar pela essência: como a Conceito 3W me ajudou a encontrar novos colaboradores?

As empresas passaram por MUITAS transformações aceleradas nos últimos meses e muitas delas descobriram o quanto a comunicação é fundamental quando migraram para o home office.

Por esses e outros motivos, a procura por treinamentos em comunicação e oratória cresceu significativamente. De repente, aqui na The Speaker, nos vimos com um acúmulo de trabalho impressionante e tivemos que aumentar o nosso time para fazer tudo com a excelência que tanto prezamos.

Sentar e ler currículos não é algo que eu goste de fazer. E, mais: é algo que eu já sei que está obsoleto e pouco eficiente nos processos seletivos. Então, contatei a Conceito 3W para me ajudar nesse processo.

A Conceito 3W é a única Consultoria de R&S especialista em recrutar pela essência, o que é ótimo tanto para as empresas quanto para os candidatos. Com uma metodologia própria, que não se debruça em certificados ou currículos, a primeira etapa do recrutamento é feita online.

Através de um aplicativo, os candidatos se inscrevem para vagas que forem convidados e respondem perguntas-chave através de vídeos curtos. É assim, focando nas soft skills, que o candidato vai passando pelas etapas até chegar à empresa.

Aspectos como idade, endereço, universidade em que se formou deixam de ser o foco do recrutamento. Agora, outros traços, mais humanos, são analisados e valorizados. O resultado é muito melhor e mais satisfatório.

A importância do feedback: por que comunicar é tão importante?

Um dos grandes problemas dos processos seletivos “tradicionais”, por assim dizer, está na sua mecanização. As pessoas – tanto os líderes, que buscam colaboradores, quanto os candidatos, que buscam uma vaga – nem sempre são vistos como sujeitos dotados de particularidades e expectativas.

Quanto aos candidatos especificamente, está a importância do feedback. Passar por um processo de recrutamento (por vezes exaustivo) e não receber nenhum retorno é altamente frustrante e limitador.

Por isso mesmo – e ainda seguindo a linha de uma seleção humanizada –, a Conceito 3W SEMPRE dá um feedback para os candidatos. E não apenas um “infelizmente, você não foi selecionado”, mas, sim, um retorno com colocações que podem ser úteis no futuro.

 

Pense nas grandes marcas da atualidade: Google, Amazon e outras similares. Todas elas já entenderam a importância da inteligência emocional, de valorizar o lado humano. Isso também traz implicações ao rendimento, à identidade da marca.

Se você é um líder, um gestor é importante refletir sobre a maneira como recruta novos liderados. Se você é um candidato, é fundamental pensar em desenvolver e aprimorar as soft skills, como a comunicação!

Quanto à minha experiência com a Conceito 3W e toda essa nova forma de selecionar colaboradores, posso dizer que foi excelente. Não tive que me preocupar com detalhes e direcionar minha energia para algo além do meu trabalho. Com a ajuda da Karine e sua equipe, encontrei os colaboradores compatíveis com o meu perfil e o perfil da minha empresa!

 

Fonte:

www.thespeaker.com.br

https://www.conceito3w.com.br/

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Eldorado Expresso: Fome no Brasil
The Speaker
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