PUBLICIDADE

O que é um Concurso de Oratória e como você deve se preparar?

Concursos de oratória são tradicionais em outros países, como os Estados Unidos. Aqui no Brasil, vêm se tornando cada vez mais relevantes.

1 mar 2021 12h05
ver comentários
Publicidade

Oi, Speaker!

Concursos de oratória são tradicionais em outros países, como os Estados Unidos. Aqui no Brasil, eles vêm se tornando cada vez mais relevantes, à medida que entendemos a enorme importância da comunicação e da habilidade de falar bem em público.

É verdade que, em concursos públicos, defesas de TCCs ou outros momentos similares, uma das etapas é a arguição oral. Mas os concursos de oratória são diferentes: eles são eventos específicos para avaliar e julgar competências ligadas à comunicação.

No artigo de hoje, você se informa melhor sobre os concursos de oratória e, claro, o que fazer para se preparar para eles. Boa leitura, Speaker!

Foto: Shutterstock

O que são os concursos de oratória?

Concursos de oratória são similares a outros tipos de concursos: neles, os participantes são avaliados de acordo com suas competências ligadas ao falar em público. No Brasil, eles vêm ganhando espaço e se consagrando entre outras modalidades de concursos.

É interessante destacar que, se, no Brasil, os concursos vêm se popularizando apenas nos últimos tempos, em outros países, eles já são tradição. Nos Estados Unidos, estão presentes em escolas e universidades há bastante tempo.

Por lá, as crianças e os jovens se preparam desde muito cedo e aprendem, o quanto antes, que comunicação é essencial para suas trajetórias pessoal, estudantil e profissional.

Quais são as habilidades mais importantes nesses concursos?

“Ok, Livia, mas o que é avaliado em concursos de oratória?”. De maneira geral, os participantes são avaliados pela forma como se expressam, isto é, como compartilham uma determinada mensagem.

Cada concurso tem seu formato e suas categorias específicas, mas, em todos eles, são avaliados:

- A expressão vocal: como os participantes utilizam a voz para potencializar a mensagem que transmitem;

- A expressão corporal: gestos, olhar, expressões faciais, postura e tudo aquilo que faz parte da chamada dinâmica não-falada;

- A mensagem: o conteúdo em si, o teor, os argumentos, o quanto é ou não interessante, a organização e a potência do que se diz.

Esses são os três pilares centrais da oratória e, por isso mesmo, são avaliados em todos os concursos de oratória, seja dentro ou fora do nosso país. Sabendo disso, como se preparar, então, para um concurso de oratória? Veja a seguir.

Como se preparar para um concurso de oratória?

Nos Estados Unidos, como eu disse, as crianças e os jovens são preparados desde muito cedo para falar em público. Os concursos são uma prova disso, já que existem, justamente, como um incentivo em relação a essa habilidade.

Aqui no Brasil, infelizmente, grande parte das escolas, colégios e faculdades ainda não dá à oratória a importância que deveriam. Participar de um concurso é, portanto, uma maneira de receber um feedback e de aperfeiçoar competências.

Ainda assim, para se sair bem nesses concursos, as etapas prévias de preparação são fundamentais. Alguns passos importantes nesse caminho são:

- Identificar seus pontos fortes e fracos para direcionar o seu aprendizado

- Aprender técnicas de organização de raciocínio

- Analisar-se em vídeo para identificar aspectos da sua comunicação

- Contar com um feedback e uma orientação de profissionais especializados

The Speaker: como podemos ajudar?

Um dos passos indispensáveis para aprimorar a comunicação é, como você viu, contar com o feedback e a orientação de profissionais especializados em comunicação. Mas não para por aí: esses profissionais precisam estar atentos às mudanças.

Falar bem não é o mesmo que antes. O vídeo é o novo palco, com a ascensão dos eventos online. O digital ganhou um protagonismo imenso. É necessário, então, saber de tudo isso e acompanhar as transformações e impactos na oratória.

Na The Speaker, estamos sempre ligados nas tendências da comunicação: seja para concursos de oratória ou quaisquer outras situações de exposição de fala. Nos adiantamos a essas tendências para ajudar as pessoas a se comunicarem melhor!

É por isso que desenvolvemos uma série de treinamentos, cada um deles com suas especificidades. Para conhecê-los e saber qual é o melhor para você, basta entrar em contato com a minha equipe!

Te espero, Speaker!

Fonte:

https://thespeaker.com.br/concurso-de-oratoria/

The Speaker
Publicidade
Publicidade