0

Falar em público em Inglês?

A nossa conversa de hoje é sobre um tema que ainda deixa muitos comunicadores assustados: apresentações em inglês!

30 out 2017
10h46
  • separator
  • comentários

Hello, Speakers! How are you today? 

Se, muitas vezes, é difícil falar em público na nossa língua, imagine em inglês, não é mesmo? 

Será que é possível fazer uma boa apresentação em inglês mesmo sem ser fluente no idioma? Existem técnicas específicas para situações desse tipo? O que fazer e o que não fazer durante uma apresentação em inglês?  

São muitas as dúvidas quando falamos sobre esse assunto, não é, Speaker? Mas não se preocupe: vamos respondê-las juntos e perder o medo de falar em outro idioma!  

Você sabia que a The Speaker é a única empresa no Brasil que oferece treinamentos bilingues de oratória? Se você precisa se apresentar em inglês e não quer um tradutor em sala, veio ao lugar certo! Estamos prontos para ajudá-lo!   

Por que me preparar para apresentações em inglês? 

“Livia, não tenho nenhum interesse em aprender outro idioma. Então por que me preocupar com apresentações em inglês?” Ora, meu caro Speaker, hoje em dia, é muito provável que, mais cedo ou mais tarde, você precise se apresentar nesse idioma. 

Os processos seletivos para vagas de emprego, por exemplo, quase sempre exigem conhecimentos mínimos em inglês. E, muitas vezes, para comprovar o que você disse no seu currículo, os recrutadores fazem a entrevista nessa língua.  

Não se engane, Speaker: estamos falando de empresas NACIONAIS, mas que usam o conhecimento em outro idioma na hora de selecionar seus candidatos.   

Foto: The Feminist Wire

Se você já tem um emprego, também não pode se descuidar do inglês. O mundo hoje é mega globalizado, então, sua empresa pode pedir que você apresente a marca para estrangeiros (em inglês) ou mesmo que faça vídeos institucionais nesse idioma.  

Posso fazer uma boa apresentação se não domino tão bem o inglês? 

A resposta é: sim. Obviamente, ter um domínio maior da língua ajuda a ter confiança na hora de se apresentar em público. Se esse não é o seu caso e se não é possível voltar a estudar inglês a tempo da apresentação, existem alguns cuidados que você deve ter para se sair bem na hora de se apresentar.  

Se você já tem prática de falar em público em português, isso é uma grande ajuda. Antes de mais nada, é preciso saber como ser um bom comunicador no nosso próprio idioma. Depois disso, será mais fácil falarmos para um público que só nos entende em inglês.  

Quando nos apresentamos em outra língua, temos que lidar com inseguranças normais que surgem em qualquer apresentação em público e ainda com inseguranças extras, específicas sobre as dificuldades desse outro idioma.  

A boa notícia é que existem dicas para facilitar esse processo. Separamos algumas. Confira! 

Pratique a sua apresentação em inglês 

Já sabemos que praticar a nossa apresentação com antecedêcia ajuda bastante na hora de falar em público, certo? Bom, com as apresentações em inglês, isso não é diferente.  

A dica é: na hora de praticar, fale em inglês. Assim você terá tempo para perceber o que precisa melhorar e quais são os seus erros de pronúncia.  

Uma boa ideia é gravar a sua fala e escutar depois. Fazendo isso, você notará quais palavras precisa substituir, quais expressões estão confusas, se o ritmo da sua fala está compreensível e muito mais.  

Outro cuidado importante é que, quando vamos falar em outro idioma, precisamos praticar ainda mais. Lembre-se que, nesse caso, você tem duas metas: fazer uma boa apresentação e falar o melhor possível em inglês. Se a meta é dupla, os treinos devem ser mais frequentes também, ok? 

Estude as palavras-chave 

Essa dica é essencial para aqueles comunicadores que apenas “arranham” o inglês, mas precisam falar em público nesse idioma. Faça uma lista com as palavras-chave sobre o tema que você vai abordar em público e procure a tradução mais adequada para elas. 

Treine a pronúncia dessas palavras-chave, garantindo que seu público compreenda a sua apresentação. A nossa intenção aqui, Speakers, é ter a certeza de que as pessoas entenderão essas palavras específicas sobre o tema da sua apresentação, ainda que se percam um pouco nas palavras que você não domina tão bem.  

Faça exercícios de dicção 

Exercícios de dicção são uma alternativa excelente para melhorar a nossa pronúncia em outro idioma. Você pode fazer esses exercícios focando apenas nas palavras-chave ou, se puder, em grande parte do seu discurso.  

Você pode recorrer a um profissional para te ajudar nesses exercícios ou mesmo procurar auxílio na internet. O importante é praticar a sua dicção e evitar que o seu público se perca durante a sua fala, certo?  

Esteja atento à ortografia dos slides 

Se você decidiu usar slides em sua apresentação, tome bastante cuidado com a ortografia, certo? O público até perdoa equívocos na pronúncia, mas erros escritos em slides são bastante prejudiciais à imagem do comunicador. 

Erros assim podem dar a entender que você não se dedicou o suficiente ou que não estava interessado em escrever as palavras certas em inglês. Peça ajuda a algum profissional ou recorra a dicionários, mas não apresente slides com palavras escritas incorretamente, ok? 

Cuidado com expressões brasileiras 

O português brasileiro tem uma enorme quantidade de palavras e expressões que só existem aqui. A mais clássica delas é a palavra “saudade”, que não tem tradução em nenhum outro idioma.  

Por isso, na hora de se apresentar em inglês, tente falar o mais simples possível e não se arrisque a usar expressões tipicamente nacionais. Essas expressões podem confundir o seu público. Ou, pior: podem significar algo completamente diferente no inglês e atrapalhar o que você quer dizer.  

 

Com essas dicas, Speaker, você evita erros grotescos na hora de se apresentar em inglês, mas o ideal é estudar e se preparar com antecedência. A boa notícia é que você não está sozinho nessa: a The Speaker é a única empresa brasileira que tem foco exclusivo em treinamentos bilingues de oratória! 

Temos experiência no assunto e ficaremos felizes em auxiliá-lo nesse processo! Entre em contato conosco e vamos começar a preparar a sua apresentação em inglês.  Temos cursos online e presenciais. Veja qual é o melhor pra você! Te esperamos! 

 

Fonte: https://www.thespeaker.com.br

Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade