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Essas atitudes podem minar o poder da sua comunicação!

Você já parou para pensar se comete alguma atitude que pode minar o poder da sua comunicação?

7 dez 2020
08h00
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Ao contrário do que muitos imaginam, elas são problemas comuns, que precisam ser identificados e corrigidos para que a sua comunicação seja potencializada e tenha o impacto que você deseja.

Mas, afinal, quais atitudes são essas? Separei as que considero como as principais. Veja:

Foto: Shutterstock

Conteúdo pouco original

Vivemos em um mundo onde ter acesso à informação está cada vez menos complexo. Na internet, encontramos informações sobre praticamente quaisquer assuntos. Logo, o seu conteúdo “disputa” com muitos concorrentes.

Para que ele chame a atenção da audiência e tenha o impacto que você deseja, é importante que seja original, que traga algo novo. Esse “algo novo” pode ser um dado ou uma notícia que você tem sobre a sua área.

E pode ser, ainda, a sua maneira de abordar o assunto, o seu toque pessoal, a sua história.

A máscara da neutralidade

Um conteúdo incrível pode ser prejudicado pela falta de expressividade. A essa falta de expressividade, costumo chamar de “máscara da neutralidade”.

Em muitos ambientes, não fica bem expor emoções, sejam elas boas ou más. Essa tendência acaba sendo levada pelas pessoas às apresentações, o que resulta em uma fala mecânica, sem harmonia entre o que se diz e o que se demonstra através das expressões faciais.

Como evitar esse problema? Sintonizando fala e expressões faciais. Se estiver falando sobre algo alegre, sorria. Se sentir emoção, demonstre.

Gesticular de forma excessiva e pouco autêntica

Você já conversou com alguém ou foi a alguma apresentação em que a pessoa gesticulava de forma exagerada? Caso sim, é bem provável que você tenha prestado muito mais atenção nesses gestos do que no conteúdo em si.

Isso acontece porque gestos exagerados e pouco autênticos desviam o foco das pessoas e é por essa razão que eles estão na nossa lista de atitudes que minam o poder da sua comunicação.

Começar a sua fala pedindo desculpas

Sim, pode parecer inacreditável, mas essa forma de iniciar uma apresentação é bastante frequente. Pedir desculpas pelo atraso, pedir desculpas pelo nervosismo, por se sentar ou quaisquer outras razões.

Seja qual for o motivo, evite essa atitude. A introdução é o momento mais importante da sua fala. Se você gasta esses minutos iniciais para se desculpar, isso já influencia na imagem que a sua audiência fará de você.

Usar frases muito longas

Frases muito longas dificultam o entendimento. Quanto a isso, é fundamental saber que, sempre que as pessoas sentem que têm que fazer um esforço muito grande para entender algo, elas acabam perdendo a atenção.

Por isso mesmo, pratique a sua maneira de falar, optando por frases mais curtas e diretas. Elas permitem que você faça pausas, que, como veremos a seguir, são indispensáveis em qualquer situação de exposição de fala.

Não fazer pausas entre os trechos da sua fala

E aqui estão elas: as pausas. Os silêncios intencionais, como também costumam ser chamados, são estratégias que potenciam a sua expressão. Se bem utilizadas, conseguem destacar um determinado trecho, por exemplo.

Outras funções das pausas é aumentar a emotividade de determinados trechos e, ainda, permitir que a audiência tenha um tempo para assimilar uma informação antes que uma nova seja apresentada.

Usar o mesmo tom de voz todo o tempo

Você sabe o que significa a palavra “monótono”? Monótono é tudo aquilo que é entediante, chato, maçante. Essa palavra também significa mono – tom, isto é: um único tom.

Falar no mesmo tom de voz durante toda uma fala é uma atitude que mina, sim, o poder da sua comunicação. Por sua vez, alterar esse tom de voz chama atenção das pessoas e agrega dinamismo ao que está sendo dito.  

Falar muito sobre si mesmo

Desde que o storytelling começou a ter um destaque na mídia, algumas pessoas acabam confundindo e ultrapassando os limites. Sim, há, cada vez mais, a tendência de personalizar a comunicação, seja na web ou fora dela.

Contudo, isso não quer dizer passar o tempo todo da sua apresentação falando sobre você – a não ser, claro, que esse seja o tema da sua fala. Afinal, as pessoas estão ali pelo conteúdo. As histórias da sua via agregam valor, mas devem seu utilizadas de uma forma equilibrada.

 

E aí, qual ou quais dessas atitudes você comete? De agora em diante, procure evitá-las e veja os impactos positivos na sua comunicação. Até a próxima!

 

Fonte:

https://thespeaker.com.br/essas-atitudes-podem-minar-o-poder-da-sua-comunicacao-sera-que-voce-comete-alguma/

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